Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

VOZES DA LEITURA: UM ESTUDO SOBRE A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: LEITURA, ALUNOS, PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO A questão da leitura para alunos que estão cursando o Ensino Médio é o tema que norteia este artigo. Os alunos aprendem a ler e escrever na escola, e a leitura, elencada como um importante canal de conhecimento e desenvolvimento humano, faz parte da vida escolar e da vida pessoal destes alunos. Quando estão no Ensino Médio, diversos fatores influenciam as escolhas literárias destes alunos, e também o próprio desenvolvimento da prática da leitura. O ato de ler envolve a articulação de habilidades e a formação do próprio pensamento, enquanto uma atividade que requer interpretação. Motivar os alunos a ler mais está diretamente relacionado com a preocupação dos professores quanto a construção do conhecimento destes alunos. Por meio de entrevistas semiestruturadas, os alunos expõe suas preferências e dificuldades, as suas escolhas e interpretações. Indispensável na formação crítica e cidadã de indivíduos que estão prestes a optar por uma atividade no mundo do trabalho, o desenvolvimento da prática da leitura vem se tornando um desafio para professores em uma escola que, embora pertença a um. contexto de mundo que permanece em constante inovação, ainda permanece estagnada e desconectada da realidade atual, não compreendendo os novos papéis que a leitura vem assumindo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.