Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA DO CURRÍCULO MÍNIMO ESTADUAL DE FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE ASTRONOMIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação
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      Em 2012 entrou em vigor o novo currículo de Física do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, intitulado Currículo Mínimo Estadual de Física. Uma de suas inovações foi a introdução de tópicos de Astronomia no 1o ano do Ensino Médio.\r\n
      Através do projeto CAPES/PIBID os futuros professores das várias áreas de conhecimento tem tido oportunidade de conhecer o trabalho realizado nas escolas pelos professores já atuantes no mercado. Neste sentido, com o projeto PIBID Astronomia na Escola, desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo/RJ, iniciamos um trabalho com a utilização do software Stellarium para o aprendizado de tópicos de Astronomia presentes no currículo mínimo estadual.\r\n
      A adoção de novas tecnologias no ensino é importante, já que, com os avanços tecnológicos abundantes, nota-se que a sociedade está cada vez mais dependente de tais recursos. Seguindo esta premissa somos capazes de entender melhor os motivos da necessidade da inserção dessas tecnologias na educação. \r\n
      O trabalho foi realizado em escola pública do Rio de Janeiro, através de aulas expositivas oferecidas aos alunos, por um grupo de alunos graduandos em Física do CEFET/Nova Friburgo, orientados pela professora de Física supervisora PIBID.\r\n
      Apresentaremos neste relato, o software Stellarium como recurso didático para desenvolver habilidades e competências de Astronomia do 1o ano do Ensino Médio.
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Em 2012 entrou em vigor o novo currículo de Física do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, intitulado Currículo Mínimo Estadual de Física. Uma de suas inovações foi a introdução de tópicos de Astronomia no 1o ano do Ensino Médio. Através do projeto CAPES/PIBID os futuros professores das várias áreas de conhecimento tem tido oportunidade de conhecer o trabalho realizado nas escolas pelos professores já atuantes no mercado. Neste sentido, com o projeto PIBID Astronomia na Escola, desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo/RJ, iniciamos um trabalho com a utilização do software Stellarium para o aprendizado de tópicos de Astronomia presentes no currículo mínimo estadual. A adoção de novas tecnologias no ensino é importante, já que, com os avanços tecnológicos abundantes, nota-se que a sociedade está cada vez mais dependente de tais recursos. Seguindo esta premissa somos capazes de entender melhor os motivos da necessidade da inserção dessas tecnologias na educação. O trabalho foi realizado em escola pública do Rio de Janeiro, através de aulas expositivas oferecidas aos alunos, por um grupo de alunos graduandos em Física do CEFET/Nova Friburgo, orientados pela professora de Física supervisora PIBID. Apresentaremos neste relato, o software Stellarium como recurso didático para desenvolver habilidades e competências de Astronomia do 1o ano do Ensino Médio.

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