Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

UMA APLICAÇÃO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: ENSINO COLABORATIVO, ENSINO DE FUNÇÕES, COLABORAÇÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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      Esse trabalho apresenta uma experiência com o Ensino Colaborativo (EC) no Programa de Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ele visa dar ferramentas ao docente que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo, além de estruturar o uso dessa prática colaborativa no ensino de matemática. O trabalho mostra também um estudo comparativo entre duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos, sendo o EC utilizado em apenas uma delas, visando caracterizar as diferenças entre o EC e o ensino tradicional. O desenvolvimento desse estudo do EC no Ensino de Jovens e Adultos se deveu ao fato de ser este uma modalidade de ensino cujo público, historicamente, apresenta dificuldades no processo de aprendizagem e também pela diversidade de experiências que torna esta prática um diferencial para o desenvolvimento. As atividades propostas visaram criar um ambiente propício para que a interação entre os alunos e entre professor e aluno(s) ocorra. Cada estudante deve ser capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades, ou seja, cada um deve buscar o seu desenvolvimento e também o de todos que estão a sua volta. Ao aliar a prática colaborativa com o ensino de funções, foi possível introduzir o conceito básico de função e mostrar aos discentes as diferentes formas de representar uma função e de que maneira o conceito de função está ligado a diversas áreas do conhecimento. \r\n
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esse trabalho apresenta uma experiência com o Ensino Colaborativo (EC) no Programa de Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ele visa dar ferramentas ao docente que possibilitem o uso do Ensino Colaborativo, além de estruturar o uso dessa prática colaborativa no ensino de matemática. O trabalho mostra também um estudo comparativo entre duas turmas do Ensino de Jovens e Adultos, sendo o EC utilizado em apenas uma delas, visando caracterizar as diferenças entre o EC e o ensino tradicional. O desenvolvimento desse estudo do EC no Ensino de Jovens e Adultos se deveu ao fato de ser este uma modalidade de ensino cujo público, historicamente, apresenta dificuldades no processo de aprendizagem e também pela diversidade de experiências que torna esta prática um diferencial para o desenvolvimento. As atividades propostas visaram criar um ambiente propício para que a interação entre os alunos e entre professor e aluno(s) ocorra. Cada estudante deve ser capaz de confrontar ideias, dividir conhecimentos e desenvolver ou adquirir habilidades, ou seja, cada um deve buscar o seu desenvolvimento e também o de todos que estão a sua volta. Ao aliar a prática colaborativa com o ensino de funções, foi possível introduzir o conceito básico de função e mostrar aos discentes as diferentes formas de representar uma função e de que maneira o conceito de função está ligado a diversas áreas do conhecimento. Palavras-chave: Ensino colaborativo. Ensino de funções. Colaboração. Educação de Jovens e Adultos.

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