Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO ENEM

Palavra-chaves: GÊNEROS DO DISCURSO, GÊNEROS TEXTUAIS, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esse estudo visa contribuir com a abordagem dos variados e finitos gêneros textuais no contexto escolar do ensino médio, considerando a relevância da função sobre a forma para a resolução das questões de língua portuguesa no Exame Nacional do Ensino Médio, em atendimento à diretriz de contextualização proposta pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Para isso, tomamos por base a matriz de referência da área Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, lançada em 2009, quando o Ministério da Educação reestruturou o Exame Nacional do Ensino Médio que passou a ser constituída por nove competências e trinta habilidades, no entanto, somente analisaremos a competência seis e a habilidade dezoito que estão diretamente relacionadas à abordagem dos gêneros textuais no ensino médio. Fundamentaremos a análise na proposição dos gêneros do discurso. Conduziremos a nossa pesquisa por uma abordagem qualitativa em que analisaremos os itens da avaliação do ENEM, nos quais identificaremos os gêneros textuais contemplados nas questões de língua portuguesa aplicadas na edição 2014. Verificamos assim que apesar de os professores do Ensino Médio não concordarem com a abordagem contextualizada dos itens do Exame, essa proposição atende aos parâmetros legais de educação

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