Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

UM RECORTE SOBRE OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES E A ELABORAÇÃO CONCEITUAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Palavra-chaves: ELABORAÇÃO CONCEITUAL, PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES, ENSINO APRENDIZAGEM, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente texto visa discutir, a partir da teoria histórico-cultural, como ocorre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores e a elaboração conceitual em alunos com deficiência intelectual que frequentam classes regulares de ensino. Acreditamos que a visão prospectiva sobre a deficiência permite um olhar diferenciado do professor para além do comprometimento orgânico, pois o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem nas trocas estabelecidas no meio histórico-cultural. A metodologia deste trabalho baseia-se nas pesquisas de cunho qualitativo, a partir da revisão bibliográfica de autores que dialogam com a teoria histórico-cultural. Em face dos recortes metodológicos buscamos compreender o processo de elaboração dos conceitos científicos e das funções psicológicas superiores em alunos com deficiência intelectual. Apreende-se dessas informações que, esta teoria se apresenta como uma alternativa de ressignificação da aprendizagem deste alunado que, para atingirem níveis mais complexos da elaboração conceitual necessitam da utilização de mediação. Por isso, destacamos que a presença do professor e de práticas pedagógicas individualizadas são fundamentais para o desenvolvimento dessas crianças, tornando o trabalho docente um constante desafio.

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