Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 212
UM ESTUDO LONGITUDINAL DO DESENVOLVIMENTO DA INSERÇAO DE TECNOLOGIA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, PROJETO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta registros sobre atividade com alunos de Matemática do 6o. ano de uma escola bilingue no Rio de Janeiro durante 6 anos. A atividade implica na construção de uma caixa através da utilização de escala previamente selecionada e aplicada a uma caixa original trazida pelos alunos. O objetivo é que, após discussão sobre pontos de marketing e logística, os alunos apliquem a escala escolhida nas dimensões da suas caixas, cuidadosamente desmontadas. Depois, as novas dimensões são traçadas em cartolina (discussão sobre linhas paralelas e perpendiculares, instrumentos de medição e precisão). Os alunos cortam seus modelos e montam as novas caixas, similares às antigas, maiores ou menores, respeitando escalas escolhidas. O produto final é um documento que retrata, com fotos, tabelas e texto, a atividade. Um ponto importante da avaliação é o uso da tecnologia na coleta e registros de dados, na execução e comunicação dos resultados. Este estudo revela que ao longo dos anos, o professor define e demanda o uso de diferentes métodos que envolvam tecnologia na execução de projetos, e também os alunos se mostram motivados e preparados para o seu uso. Em face do maior utilização de instrumentos tecnológicos, e da sua importância nos processos produtivos em diversas áreas, torna-se imprescindível que os alunos sejam expostos a atividades que explorem este conhecimento e as habilidades a ele relacionadas. Os professores também devem se atualizar e estudar para se sentirem capazes de incluir instrumentos tecnológicos e digitais nos projetos executados em sala de aula a fim de desenvolver tais saberes. Palavras Chave: Tecnologia, Educação, Matemática, Projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.