Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

TURISMO E EDUCAÇÃO: INTER-RELAÇÕES E INCLUSÃO SOCIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO/EDUCATION, INCLUSÃO SOCIAL/ SOCIAL INCLUSION, TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA/ COMMUNITY-BASED TOURI, AMAZONAS/ AMAZON Pôster (PO) / Poster Submission Minorias; movimentos e sujeitos sociais
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11464
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 721
    "titulo" => "TURISMO E EDUCAÇÃO: INTER-RELAÇÕES E INCLUSÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente resumo expandido é um desdobramento do Projeto de Apoio à Iniciação Científica na Universidade do Estado do Amazonas – PAIC/UEA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, intitulado “Turismo e Cultura: análise dos impactos sobre a identidade amazônica no Amazonas”. Após estudos sobre a relação entre turismo e cultura, vislumbram-se os aspectos educativos do turismo em espaços não-formais como as comunidades aderentes ao Turismo de Base Comunitária (TBC) no baixo Rio Negro. A aproximação de conhecimentos é significada no ponto de vista social, cultural, ambiental, político e econômico porque possibilita a inclusão e o desenvolvimento de práticas sustentáveis, diferentemente do turismo de massa com suas características, grosso modo, excludente, predatório e concentrador de riquezas nas mãos de detentores da infra-estrutura física e do capital financeiro. Neste contexto a pesquisa tem como objetivo geral analisar que processos educativos estão presentes no Turismo de Base Comunitária no Amazonas. Quanto aos objetivos específicos pode-se identificar os tipos de educação, analisar a inter-relação entre educação e turismo e compreender os aspectos educativos presentes no Turismo de Base Comunitária. A pesquisa tem contorno qualitativo, indutivo, bibliográfico e baseou-se em dados secundários que foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Minorias; movimentos e sujeitos sociais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO/EDUCATION, INCLUSÃO SOCIAL/ SOCIAL INCLUSION, TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA/ COMMUNITY-BASED TOURI, AMAZONAS/ AMAZON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA8_ID721_08062015173402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ROSA GUIMARÃES BASTOS PROENÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ROSA PROENÇA"
    "autor_email" => "anaaarosag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11464
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 721
    "titulo" => "TURISMO E EDUCAÇÃO: INTER-RELAÇÕES E INCLUSÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente resumo expandido é um desdobramento do Projeto de Apoio à Iniciação Científica na Universidade do Estado do Amazonas – PAIC/UEA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, intitulado “Turismo e Cultura: análise dos impactos sobre a identidade amazônica no Amazonas”. Após estudos sobre a relação entre turismo e cultura, vislumbram-se os aspectos educativos do turismo em espaços não-formais como as comunidades aderentes ao Turismo de Base Comunitária (TBC) no baixo Rio Negro. A aproximação de conhecimentos é significada no ponto de vista social, cultural, ambiental, político e econômico porque possibilita a inclusão e o desenvolvimento de práticas sustentáveis, diferentemente do turismo de massa com suas características, grosso modo, excludente, predatório e concentrador de riquezas nas mãos de detentores da infra-estrutura física e do capital financeiro. Neste contexto a pesquisa tem como objetivo geral analisar que processos educativos estão presentes no Turismo de Base Comunitária no Amazonas. Quanto aos objetivos específicos pode-se identificar os tipos de educação, analisar a inter-relação entre educação e turismo e compreender os aspectos educativos presentes no Turismo de Base Comunitária. A pesquisa tem contorno qualitativo, indutivo, bibliográfico e baseou-se em dados secundários que foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Minorias; movimentos e sujeitos sociais"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO/EDUCATION, INCLUSÃO SOCIAL/ SOCIAL INCLUSION, TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA/ COMMUNITY-BASED TOURI, AMAZONAS/ AMAZON"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA8_ID721_08062015173402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ROSA GUIMARÃES BASTOS PROENÇA"
    "autor_nome_curto" => "ANA ROSA PROENÇA"
    "autor_email" => "anaaarosag@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente resumo expandido é um desdobramento do Projeto de Apoio à Iniciação Científica na Universidade do Estado do Amazonas – PAIC/UEA, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, intitulado “Turismo e Cultura: análise dos impactos sobre a identidade amazônica no Amazonas”. Após estudos sobre a relação entre turismo e cultura, vislumbram-se os aspectos educativos do turismo em espaços não-formais como as comunidades aderentes ao Turismo de Base Comunitária (TBC) no baixo Rio Negro. A aproximação de conhecimentos é significada no ponto de vista social, cultural, ambiental, político e econômico porque possibilita a inclusão e o desenvolvimento de práticas sustentáveis, diferentemente do turismo de massa com suas características, grosso modo, excludente, predatório e concentrador de riquezas nas mãos de detentores da infra-estrutura física e do capital financeiro. Neste contexto a pesquisa tem como objetivo geral analisar que processos educativos estão presentes no Turismo de Base Comunitária no Amazonas. Quanto aos objetivos específicos pode-se identificar os tipos de educação, analisar a inter-relação entre educação e turismo e compreender os aspectos educativos presentes no Turismo de Base Comunitária. A pesquisa tem contorno qualitativo, indutivo, bibliográfico e baseou-se em dados secundários que foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.