Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESCRITAS E ECOS DA EXCLUSÃO

Palavra-chaves: NARRATIVAS NA EJA, PROCESSOS DE EXCLUSÃO, DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Resumo: Este trabalho trata a Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro do contexto do Ensino Fundamental, priorizando as questões referentes à Alfabetização de Jovens e Adultos, tendo como objetivo identificar, através de narrativas na EJA, alguns dos motivos de adultos e adultas buscarem a escola tardiamente. Em termos metodológicos, analisamos cinco livros intitulados “Falas”, uma publicação anual, com textos de todas as turmas da Alfabetização ao Ensino Médio de um colégio católico, localizado na cidade do Rio de Janeiro e que oferece, no período noturno, a modalidade EJA. Na análise, através das histórias descritas nos livros, buscamos termos, expressões e sentimentos mais recorrentes nos textos, que foram organizados em palavras-chaves, de modo a nos oferecer um panorama sobre estas diferentes narrativas da EJA. A situação de exclusão vivenciada por estes sujeitos fica bastante evidente ao percebermos a recorrência nos textos de questões que aludem à vergonha da situação de analfabetismo, a negação das raízes culturais dos discentes e o relato sobre as dificuldades de encontrar emprego. Buscamos dialogar com teóricos como Freire (2011), Bagno (2009, 2011), Calháu (2010, 2014), Goffman (2008), Becker (2008) e Bourdieu (1999). Aqui entendemos os alunos e as alunas da EJA distintos daquele sujeito cognoscente idealizado pela escola, mas sim como sujeitos adultos brasileiros, que muitas vezes chegam à escola tardiamente, em função de seus percursos repletos de complexidades que foram os colocando em situação de exclusão das mais diversas formas.

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