Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

SOBRE SOCIABILIDADES ADOLESCENTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: NOTAS INTRODUTÓRIAS

Palavra-chaves: SOCIABILIDADES, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho analisará como a formação em Educação Física habilita os professores para o enfrentamento pedagógico da diversidade e das relações de sociabilidades nas aulas com estudantes do Ensino Fundamental - II Ciclo; discutirá as relações de hierarquia entre os mesmos e, por fim, buscará um perfil destes alunos. Para tal, esta pesquisa envolve professores e estudantes de duas escolas públicas da cidade de Belém do Pará, agentes de capitais cultural e social distintos (BOURDIEU, 1979) que coabitam o mesmo espaço escolar, interagindo e (in)tolerando uns aos outros. Estes agentes serão analisados de modo consubstanciado por meio de questionários específicos. Em princípio, a partir da literatura especializada, verifica-se que a despeito do previsto na Legislação relativa ao Ensino Fundamental, e aos princípios norteadores advindos de todas as disciplinas a que os estudantes estão vinculados, há uma questão em aberto a ser analisada com mais vagar: a dificuldade, de professores e estudantes, em enfrentar a diferença nas relações de sociabilidades assim como seu impacto na sala de aula, em todas as disciplinas desse nível de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.