Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

SEXULIDADE EM ADOLESCENTES - PROJETO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR – SALVADOR, 2015

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, ADOLESCÊNCIA, GÊNERO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisa desenvolvida pelas professoras de Ciências e Artes em uma escola pública municipal de ensino fundamental em Salvador–Bahia. Este estudo se insere no âmbito do Projeto “Pensando sobre sexualidades” em desenvolvimento na escola e teve a finalidade de identificar os conhecimentos prévios de estudantes sobre sexualidade e gênero para nortear ações sobre sexualidade a serem implementadas na escola. Para tanto, foram aplicados questionários fechados com questões que versavam sobre o inicio do namoro e atividade sexual, como aprendem sobre sexo, responsabilidades e papéis sociais feminino e masculino. Participaram do estudo 52 estudantes do 8º ano, sendo 24 meninos e 28 meninas com idade entre 12 e 16 anos. Os resultados indicam que embora quase a totalidade das (os) participantes revelem não haver diferenças entre meninos e meninas, em relação à preocupação com uso de contraceptivos e aos cuidados com os filhos, nos quesitos sobre o inicio do namoro e da atividade sexual, esta desigualdade se apresenta, visto que segundo as(os) participantes, a iniciação, seja do namoro ou da atividade sexual, deva ser mais tardia para as meninas. Espera-se que com estas informações sobre a opinião das(os) estudantes sobre a temática, possa-se contribuir para o trabalho com estes adolescentes ao longo do projeto visto ser de fundamental importancia que as escolas encontrem formas de trazer à tona discussões a respeito dos vários tópicos que se interligam sexualidade e gênero na adolescência.

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