Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DO GPT COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114454
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7958
    "inscrito_id" => 19575
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DO GPT COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM"
    "resumo" => "Este estudo de caso tem como objetivo investigar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal - Brasil. A pesquisa será conduzida com estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio e professores de diferentes disciplinas. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. O foco será na aplicação do GPT na produção textual conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, explorando tanto as vantagens quanto as limitações da tecnologia. A metodologia inclui um estudo de caso com alunos do ensino médio, utilizando questionários e entrevistas para avaliar o impacto do GPT na produção textual. Além disso, a pesquisa examinará a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita, e buscará formular recomendações práticas e éticas para a integração do GPT na educação. O resultado final incluirá a criação de um e-book como Recurso Educacional Aberto (REA), oferecendo diretrizes e sugestões para educadores. A revisão de literatura já revela que os prompts são fundamentais para interações bem-sucedidas com a IA, proporcionando novas possibilidades educativas. Os resultados indicam que a IA pode ser uma aliada poderosa na educação, desde que os professores sejam capacitados a utilizar essas tecnologias de forma eficaz e sugere que a integração da IA na educação deve ser vista como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, preparando melhor os alunos para o ENEM e para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19575_TB7958_04082024195000.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA APARECIDA DE SOUZA COTRIM"
    "autor_nome_curto" => "SONIA APARECIDA"
    "autor_email" => "sonia.cotrim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114454
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7958
    "inscrito_id" => 19575
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DO GPT COMO FERRAMENTA DE APOIO À PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O ENEM"
    "resumo" => "Este estudo de caso tem como objetivo investigar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal - Brasil. A pesquisa será conduzida com estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio e professores de diferentes disciplinas. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. O foco será na aplicação do GPT na produção textual conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, explorando tanto as vantagens quanto as limitações da tecnologia. A metodologia inclui um estudo de caso com alunos do ensino médio, utilizando questionários e entrevistas para avaliar o impacto do GPT na produção textual. Além disso, a pesquisa examinará a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita, e buscará formular recomendações práticas e éticas para a integração do GPT na educação. O resultado final incluirá a criação de um e-book como Recurso Educacional Aberto (REA), oferecendo diretrizes e sugestões para educadores. A revisão de literatura já revela que os prompts são fundamentais para interações bem-sucedidas com a IA, proporcionando novas possibilidades educativas. Os resultados indicam que a IA pode ser uma aliada poderosa na educação, desde que os professores sejam capacitados a utilizar essas tecnologias de forma eficaz e sugere que a integração da IA na educação deve ser vista como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, preparando melhor os alunos para o ENEM e para o futuro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID19575_TB7958_04082024195000.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONIA APARECIDA DE SOUZA COTRIM"
    "autor_nome_curto" => "SONIA APARECIDA"
    "autor_email" => "sonia.cotrim@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo de caso tem como objetivo investigar a aplicação do Chat GPT como ferramenta para aprimorar a escrita e a interpretação de textos entre alunos do ensino médio de uma escola pública do Distrito Federal - Brasil. A pesquisa será conduzida com estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio e professores de diferentes disciplinas. Utilizando uma abordagem metodológica mista, o estudo combinará coleta de dados qualitativos e quantitativos por meio de questionários, entrevistas, observações e análise documental. O foco será na aplicação do GPT na produção textual conforme os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) brasileiro, explorando tanto as vantagens quanto as limitações da tecnologia. A metodologia inclui um estudo de caso com alunos do ensino médio, utilizando questionários e entrevistas para avaliar o impacto do GPT na produção textual. Além disso, a pesquisa examinará a percepção dos alunos e professores sobre o uso do GPT, seu impacto na aprendizagem e nas habilidades de escrita, e buscará formular recomendações práticas e éticas para a integração do GPT na educação. O resultado final incluirá a criação de um e-book como Recurso Educacional Aberto (REA), oferecendo diretrizes e sugestões para educadores. A revisão de literatura já revela que os prompts são fundamentais para interações bem-sucedidas com a IA, proporcionando novas possibilidades educativas. Os resultados indicam que a IA pode ser uma aliada poderosa na educação, desde que os professores sejam capacitados a utilizar essas tecnologias de forma eficaz e sugere que a integração da IA na educação deve ser vista como uma oportunidade para transformar práticas pedagógicas, preparando melhor os alunos para o ENEM e para o futuro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.