Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

RELEVÂNCIA DO "OBJETO" NOS ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL E PESQUISA ETNOGRÁFICA: ANÁLISE DE CONTEÚDO

Palavra-chaves: ETNOGRAFIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, METODOLOGIA, ENSINO/APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Tecnologias e Educação Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Atualmente, vem sendo discutido o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Entretanto, as mesmas ainda não são utilizadas com o intuito de tornar o ensino atrativo, não facilitando, nem tornando o processo de ensino/aprendizagem divertido e interativo. Este texto, foi baseado no relatório Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica (MATTOS, 2012-2015) e apresenta em diálogo com outros artigos parte do mesmo. O objetivo é entender como os trabalhos científicos produzidos na área da Educação tem contribuído com indicadores sobre os modos pelos quais as tecnologias digitais vem sendo estudadas e de que modo avançaram no sentido de auxiliar as escolas, seus alunos e professores a caminharem de maneira produtiva para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem com o uso dessas tecnologias. Neste texto também é apresentado, parte dos resultados da pesquisa intitulada: Tecnologia Digital e Pesquisa Etnográfica (MATTOS, 2012-2015). Particularmente o foco é a análise da categoria objeto, levantada dentre outras categorias resultado desta pesquisa (MATTOS, 2015). De acordo com os autores utilizados como base para esse texto as tecnologias devem ser inseridas na educação quando o aluno atingir uma certa fase de desnvolvimento na qual ele poderá distender a sua criatividade, de forma produtiva e inovadora. A Pesquisa Etnográfica se apresenta como uma metodologia importante para as pesquisas em educação porque ela tem como viés dar voz ao sujeito de forma subjetiva, o permitir falar e não interferir na sua visão, o deixar lhe mostrar uma perspectiva diferente, a de quem está inserido naquele meio e que possui uma bagagem distinta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.