FAVERO, Cristina Hill. Vivenciando linguagens: inclusão através de práticas de leitura. Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/114343>. Acesso em: 25/12/2024 21:03
A Educação Inclusiva, ao longo da história, vem inserindo seus conceitos nos mais diversos segmentos da sociedade, da educação e da vida cotidiana das pessoas. O acesso à diversos atendimentos educacionais, passou a ser fator prioritário de inclusão social e educacional ao se considerar que todos têm os mesmos direitos, seja no trabalho, na vida social, na educação e na forma de se comunicarem. Em meio a inserção do conceito de igualdade, transformações surgem, maneiras diferentes de organizar-se social, cultural, política e economicamente. Acreditando na capacidade de transformação de todas as escolas em escolas inclusivas e que a redefinição do papel das escolas, como responsáveis pelas mudanças de paradigmas excludentes, ações são necessárias para que se efetive a inclusão, através de educação de qualidade para todos (Glat, 1998). Assim, projeto de extensão, que aproximasse academia e escola da comunidade, começou a criar vulto. O projeto de extensão “Vivenciando Linguagens” surgiu do interesse de dois grupos: o IDEA – Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Inclusão, Diversidade, Educação e Acessibilidade e a Gestão da Escola Estadual Doutor Teobaldo Tollendal. Neste projeto o IDEA e a comunidade escolar, buscaram desenvolver ações que valorizassem o saber de cada educando, inseridos nos grupos de estudos do projeto e através da convivência grupal, resgate da cidadania e dos seus direitos, do seu potencial criativo e produtivo. Com isso, pretendeu-se proporcionar a busca da garantia dos direitos educacionais bem como a convivência dos participantes, através de ações que valorizem o indivíduo. Buscando ainda, melhorar a qualidade de vida, o pleno exercício de sua cidadania, tornando-o um ser ativo na sociedade. Além de auxiliar na melhoria do aprendizado, o projeto propiciou aos estudantes a vivência da experiência prática, a oportunidade de compartilhar com outros os conhecimentos adquiridos durante as atividades e o seu consequente enriquecimento individual.