Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Diversidade e Diferença
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11431
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho faz parte da pesquisa em andamento do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio. É um estudo de caso e tem caráter qualitativo. Tem como objetivo mapear os quatro currículos do curso de Pedagogia ofertados em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no Rio de Janeiro. O foco da pesquisa será o levantamento das ementas das disciplinas que tratam das questões raciais e educação. Por ser um estudo em andamento, esta é a primeira etapa da pesquisa. Como resultado preliminar, constatamos que os currículos abrangem temáticas diferenciadas no que tange as questões raciais e educação e que, apesar da oferta ser na mesma IES, com um histórico de luta pelo ingresso de estudantes não brancos nos bancos universitários, este vínculo não indica que todos os currículos apresentam esta identidade de forma idêntica. Os currículos apresentam diferenças na sua abordagem e será sobre este ponto que debateremos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Diversidade e Diferença"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID602_16042015154916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA DE AZEVEDO CORENZA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA CORENZA"
    "autor_email" => "janaina.corenza@ifrj.edu."
    "autor_ies" => "PUC RIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11431
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 37
    "inscrito_id" => 602
    "titulo" => "RELAÇOES RACIAIS NOS CURRICULOS DA PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este trabalho faz parte da pesquisa em andamento do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio. É um estudo de caso e tem caráter qualitativo. Tem como objetivo mapear os quatro currículos do curso de Pedagogia ofertados em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no Rio de Janeiro. O foco da pesquisa será o levantamento das ementas das disciplinas que tratam das questões raciais e educação. Por ser um estudo em andamento, esta é a primeira etapa da pesquisa. Como resultado preliminar, constatamos que os currículos abrangem temáticas diferenciadas no que tange as questões raciais e educação e que, apesar da oferta ser na mesma IES, com um histórico de luta pelo ingresso de estudantes não brancos nos bancos universitários, este vínculo não indica que todos os currículos apresentam esta identidade de forma idêntica. Os currículos apresentam diferenças na sua abordagem e será sobre este ponto que debateremos."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Diversidade e Diferença"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA7_ID602_16042015154916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA DE AZEVEDO CORENZA"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA CORENZA"
    "autor_email" => "janaina.corenza@ifrj.edu."
    "autor_ies" => "PUC RIO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho faz parte da pesquisa em andamento do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Rio. É um estudo de caso e tem caráter qualitativo. Tem como objetivo mapear os quatro currículos do curso de Pedagogia ofertados em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no Rio de Janeiro. O foco da pesquisa será o levantamento das ementas das disciplinas que tratam das questões raciais e educação. Por ser um estudo em andamento, esta é a primeira etapa da pesquisa. Como resultado preliminar, constatamos que os currículos abrangem temáticas diferenciadas no que tange as questões raciais e educação e que, apesar da oferta ser na mesma IES, com um histórico de luta pelo ingresso de estudantes não brancos nos bancos universitários, este vínculo não indica que todos os currículos apresentam esta identidade de forma idêntica. Os currículos apresentam diferenças na sua abordagem e será sobre este ponto que debateremos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.