Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

REFLEXÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: RESGATE DA MEMÓRIA EM WALTER BENJAMIN

Palavra-chaves: INFÂNCIA, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Infância
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11427
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO:   RESGATE DA MEMÓRIA EM WALTER BENJAMIN"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é refletir sobre alguns inscritos do autor Walter Benjamin sobre infância, memória e educação, e compreender as possíveis contribuições do resgate da memória para a construção da subjetividade do indivíduo, a partir de uma análise sobre a experiência reminiscente da infância e educação. É uma pesquisa predominantemente bibliográfica, a partir de estudos filosóficos, dentre outros complementares, acerca da educação, filosofia e infância. O interesse neste estudo compreende uma identificação com a temática sobre memória, que remete a uma experiência de infância digna de ser memorável, por esta ser significativa, de modo que nos convida a sentir o sabor das descobertas, e também por perceber ao longo dos estudos direcionados a essência da filosofia Benjaminiana. Nos inscritos do autor Walter Benjamin, os registros e memórias sobre suas experiências de infância, compondo um cenário lúdico de uma sensibilidade que ultrapassa as linhas escritas e nos proporciona um encontro com o passado, identificando-nos com nossa infância, encontramos a referência principal para realização deste ensaio. Foi possível trazer à margem atual das discussões sobre infância, filosofia e educação, questões inerentes a esses temas, direcionando um olhar para a infância, evidenciado a sua valorização, enquanto uma etapa indispensável na construção de um ser que pensa e sente, é histórico, portanto, se reconhece como um ser social. Acreditamos, que este debate sobre a infância, ganha destaque na modernidade, tem relevância acadêmica e social, pode estimular outras abordagens, estudos e pesquisas mais aprofundados e que possam trazer relevantes contribuições para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Infância"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA5_ID764_05052015003146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIANA DOS SANTOS PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TARCIANA"
    "autor_email" => "tarcianapinheiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11427
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 172
    "inscrito_id" => 764
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO:   RESGATE DA MEMÓRIA EM WALTER BENJAMIN"
    "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é refletir sobre alguns inscritos do autor Walter Benjamin sobre infância, memória e educação, e compreender as possíveis contribuições do resgate da memória para a construção da subjetividade do indivíduo, a partir de uma análise sobre a experiência reminiscente da infância e educação. É uma pesquisa predominantemente bibliográfica, a partir de estudos filosóficos, dentre outros complementares, acerca da educação, filosofia e infância. O interesse neste estudo compreende uma identificação com a temática sobre memória, que remete a uma experiência de infância digna de ser memorável, por esta ser significativa, de modo que nos convida a sentir o sabor das descobertas, e também por perceber ao longo dos estudos direcionados a essência da filosofia Benjaminiana. Nos inscritos do autor Walter Benjamin, os registros e memórias sobre suas experiências de infância, compondo um cenário lúdico de uma sensibilidade que ultrapassa as linhas escritas e nos proporciona um encontro com o passado, identificando-nos com nossa infância, encontramos a referência principal para realização deste ensaio. Foi possível trazer à margem atual das discussões sobre infância, filosofia e educação, questões inerentes a esses temas, direcionando um olhar para a infância, evidenciado a sua valorização, enquanto uma etapa indispensável na construção de um ser que pensa e sente, é histórico, portanto, se reconhece como um ser social. Acreditamos, que este debate sobre a infância, ganha destaque na modernidade, tem relevância acadêmica e social, pode estimular outras abordagens, estudos e pesquisas mais aprofundados e que possam trazer relevantes contribuições para a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Infância"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIA, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO, FILOSOFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA5_ID764_05052015003146.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TARCIANA DOS SANTOS PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TARCIANA"
    "autor_email" => "tarcianapinheiro@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre alguns inscritos do autor Walter Benjamin sobre infância, memória e educação, e compreender as possíveis contribuições do resgate da memória para a construção da subjetividade do indivíduo, a partir de uma análise sobre a experiência reminiscente da infância e educação. É uma pesquisa predominantemente bibliográfica, a partir de estudos filosóficos, dentre outros complementares, acerca da educação, filosofia e infância. O interesse neste estudo compreende uma identificação com a temática sobre memória, que remete a uma experiência de infância digna de ser memorável, por esta ser significativa, de modo que nos convida a sentir o sabor das descobertas, e também por perceber ao longo dos estudos direcionados a essência da filosofia Benjaminiana. Nos inscritos do autor Walter Benjamin, os registros e memórias sobre suas experiências de infância, compondo um cenário lúdico de uma sensibilidade que ultrapassa as linhas escritas e nos proporciona um encontro com o passado, identificando-nos com nossa infância, encontramos a referência principal para realização deste ensaio. Foi possível trazer à margem atual das discussões sobre infância, filosofia e educação, questões inerentes a esses temas, direcionando um olhar para a infância, evidenciado a sua valorização, enquanto uma etapa indispensável na construção de um ser que pensa e sente, é histórico, portanto, se reconhece como um ser social. Acreditamos, que este debate sobre a infância, ganha destaque na modernidade, tem relevância acadêmica e social, pode estimular outras abordagens, estudos e pesquisas mais aprofundados e que possam trazer relevantes contribuições para a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.