Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

REFLEXÃO SOBRE ALFABETIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

A alfabetização e o letramento tem sido preocupação constante na educação brasileira nos últimos tempos. A partir de constatações de avaliações em larga escala, percebeu-se que as dificuldades dos alunos em etapas mais avançadas de escolarização decorriam de deficiências no processo de alfabetização. Atualmente, são várias as políticas adotadas em diversos âmbitos de governos para procurar resolver tal situação. No presente artigo, fazemos uma reflexão sobre a prática de alfabetização e letramento a partir de uma experiência em gestão escolar com olhares voltados para a prática de professores de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora/ MG, no ano de 2008. Sendo duas de nós gestoras e uma professora em um projeto que atendia diversas turmas de alfabetização. Tínhamos o objetivo de analisar, a partir da experiência vivida, os facilitadores e os empecilhos no processo de alfabetização e letramento escolar. A questão central era avaliar o impacto da gestão no desempenho dos alunos no processo de alfabetização e letramento tendo em vista uma melhor inclusão na vida escolar e social. Como base teórica, utilizamos Bakhtin (2002), Bortoni-Ricardo (2006), Gomes (2004) e Soares (1989). Após o processo de reflexão, concluímos que a gestão tem um importante papel no desenvolvimento das práticas de alfabetização e letramento escolar. Constatamos que o trabalho em sala de alfabetização é bem sucedido quando se prioriza a sistematização do planejamento e a integração dos trabalhos entre as etapas de ensino.

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