Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

REFERENCIAIS CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: DIÁLOGOS MULTICULTURAIS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, MULTICULTURALISMO, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente artigo constitui-se a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A abordagem do estudo contempla o campo do currículo, assinalando tensões e desafios do currículo multicultural na educação básica. Como suporte para a pesquisa temos o documento curricular elaborado por uma rede municipal de educação do estado do Rio de Janeiro no biênio 2009/2010. O embasamento teórico deste documento, com foco no multiculturalismo, foi a base para o desenvolvimento dessa pesquisa que buscou compreender como os professores da referida rede municipal dialogam com as perspectivas multiculturais em pauta neste currículo e como elas são apresentadas nas intenções do documento. A análise do documento foi realizada em diálogo com autores que pensam o campo do currículo, sobretudo do currículo multicultural. Utilizamos a metodologia da história oral, para entrevistar professores e gestores e resgatar, via memória oral, as recentes experiências curriculares vivenciadas no município. As narrativas dos profissionais entrevistados nos auxiliaram na percepção das tensões provocadas pela elaboração e implementação do documento na rede e dos desafios que ainda precisam ser enfrentados para avançarmos em propostas que pensem o multiculturalismo nos currículos escolares e na prática docente.

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