Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114176
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7544
    "inscrito_id" => 18096
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E OPORTUNIDADES"
    "resumo" => "O estudo analisa as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando sua importância para promover inclusão e equidade educacional. Essas políticas são essenciais para oferecer oportunidades educacionais a indivíduos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, considerando as realidades socioeconômicas dos alunos, muitos dos quais enfrentam desafios significativos para retomar os estudos. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo baseia-se em autores renomados como Freire, Soares, Pinto e Araújo. Freire argumenta que as políticas públicas para EJA devem promover a emancipação e o desenvolvimento crítico dos alunos, capacitando-os para uma participação ativa na sociedade. No entanto, Soares destaca que a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a necessidade de formação contínua dos educadores e a adaptação curricular às necessidades específicas dos adultos. Pinto observa que, apesar dos esforços governamentais, ainda há uma alta taxa de evasão, atribuída a fatores socioeconômicos que dificultam a permanência dos alunos no programa. Araújo discute que os benefícios das políticas de EJA incluem a melhoria da autoestima dos alunos, aumento da empregabilidade e maior inclusão social. Entretanto, a eficácia dessas políticas depende de uma abordagem integrada, que considere as realidades e os desafios enfrentados por essa população. Conclui-se que, para superar os desafios e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, é essencial oferecer formação contínua para educadores, adaptar o currículo e fornecer suporte socioeconômico. Assim, o ambiente de aprendizagem se torna mais inclusivo e flexível, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias, atinjam seus objetivos educacionais. Portanto, gestores públicos e educadores devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptado às necessidades dos jovens e adultos, promovendo, assim, a inclusão e a equidade educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18096_TB7544_30092024101325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA FRAZÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.frazao21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114176
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7544
    "inscrito_id" => 18096
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): DESAFIOS E OPORTUNIDADES"
    "resumo" => "O estudo analisa as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando sua importância para promover inclusão e equidade educacional. Essas políticas são essenciais para oferecer oportunidades educacionais a indivíduos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, considerando as realidades socioeconômicas dos alunos, muitos dos quais enfrentam desafios significativos para retomar os estudos. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo baseia-se em autores renomados como Freire, Soares, Pinto e Araújo. Freire argumenta que as políticas públicas para EJA devem promover a emancipação e o desenvolvimento crítico dos alunos, capacitando-os para uma participação ativa na sociedade. No entanto, Soares destaca que a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a necessidade de formação contínua dos educadores e a adaptação curricular às necessidades específicas dos adultos. Pinto observa que, apesar dos esforços governamentais, ainda há uma alta taxa de evasão, atribuída a fatores socioeconômicos que dificultam a permanência dos alunos no programa. Araújo discute que os benefícios das políticas de EJA incluem a melhoria da autoestima dos alunos, aumento da empregabilidade e maior inclusão social. Entretanto, a eficácia dessas políticas depende de uma abordagem integrada, que considere as realidades e os desafios enfrentados por essa população. Conclui-se que, para superar os desafios e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, é essencial oferecer formação contínua para educadores, adaptar o currículo e fornecer suporte socioeconômico. Assim, o ambiente de aprendizagem se torna mais inclusivo e flexível, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias, atinjam seus objetivos educacionais. Portanto, gestores públicos e educadores devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptado às necessidades dos jovens e adultos, promovendo, assim, a inclusão e a equidade educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID18096_TB7544_30092024101325.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA FRAZÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatiana.frazao21@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo analisa as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, destacando sua importância para promover inclusão e equidade educacional. Essas políticas são essenciais para oferecer oportunidades educacionais a indivíduos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, considerando as realidades socioeconômicas dos alunos, muitos dos quais enfrentam desafios significativos para retomar os estudos. Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo baseia-se em autores renomados como Freire, Soares, Pinto e Araújo. Freire argumenta que as políticas públicas para EJA devem promover a emancipação e o desenvolvimento crítico dos alunos, capacitando-os para uma participação ativa na sociedade. No entanto, Soares destaca que a implementação dessas políticas enfrenta desafios significativos, como a necessidade de formação contínua dos educadores e a adaptação curricular às necessidades específicas dos adultos. Pinto observa que, apesar dos esforços governamentais, ainda há uma alta taxa de evasão, atribuída a fatores socioeconômicos que dificultam a permanência dos alunos no programa. Araújo discute que os benefícios das políticas de EJA incluem a melhoria da autoestima dos alunos, aumento da empregabilidade e maior inclusão social. Entretanto, a eficácia dessas políticas depende de uma abordagem integrada, que considere as realidades e os desafios enfrentados por essa população. Conclui-se que, para superar os desafios e promover um ambiente de aprendizagem inclusivo, é essencial oferecer formação contínua para educadores, adaptar o currículo e fornecer suporte socioeconômico. Assim, o ambiente de aprendizagem se torna mais inclusivo e flexível, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias, atinjam seus objetivos educacionais. Portanto, gestores públicos e educadores devem trabalhar em conjunto para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e adaptado às necessidades dos jovens e adultos, promovendo, assim, a inclusão e a equidade educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.