Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ, NA PREVENÇÃO DO BULLYING, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7384
    "inscrito_id" => 17771
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ, NA PREVENÇÃO DO BULLYING, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O presente artigo consistiu no desenvolvimento da construção da cultura de paz, iniciada em uma turma de Infantil 5, de uma escola do Município de Fortaleza/CE . A pesquisa tem como foco as reflexões dos educandos sobre o bullying e como poderemos promover um ambiente escolar de paz, através da dialogicidade. Diante disso, o principal objetivo desse estudo, foi observar os processos de transformação social das crianças em relação a cultura de paz na prevenção ao bullying, promovendo o conhecimento da autorregulação, através da sacola das emoções, para promover a empatia e respeito pelos outros e suas diversidades. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, com enfoque no estudo de caso e pesquisa documental, no sentindo de compreender e contextualizar o fenômeno estudado. As técnicas utilizadas foram as rodas de conversa, utilização da sacola das emoções, observações da participação das crianças nas vivências, análise das falas dos familiares, leitura dos relatórios das etapas passadas e um círculo de aprendizagem. O referência teórico será explanado principalmente por: BALLONE (2005); DENHAM (2007); FREIRE(1992) ; REBELO(2017) e a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (2020). Os dados foram organizados e interpretados de acordo com as referências citadas. Diante dos resultados, notamos a relevância de promover a cultura de paz na parceria escola e família, para a construção de um ambiente escolar mais pacífico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17771_TB7384_27102024223954.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA VIEIRA RODRIGUES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "professoravivianerodrigues21@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114063
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7384
    "inscrito_id" => 17771
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ, NA PREVENÇÃO DO BULLYING, EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL."
    "resumo" => "O presente artigo consistiu no desenvolvimento da construção da cultura de paz, iniciada em uma turma de Infantil 5, de uma escola do Município de Fortaleza/CE . A pesquisa tem como foco as reflexões dos educandos sobre o bullying e como poderemos promover um ambiente escolar de paz, através da dialogicidade. Diante disso, o principal objetivo desse estudo, foi observar os processos de transformação social das crianças em relação a cultura de paz na prevenção ao bullying, promovendo o conhecimento da autorregulação, através da sacola das emoções, para promover a empatia e respeito pelos outros e suas diversidades. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, com enfoque no estudo de caso e pesquisa documental, no sentindo de compreender e contextualizar o fenômeno estudado. As técnicas utilizadas foram as rodas de conversa, utilização da sacola das emoções, observações da participação das crianças nas vivências, análise das falas dos familiares, leitura dos relatórios das etapas passadas e um círculo de aprendizagem. O referência teórico será explanado principalmente por: BALLONE (2005); DENHAM (2007); FREIRE(1992) ; REBELO(2017) e a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (2020). Os dados foram organizados e interpretados de acordo com as referências citadas. Diante dos resultados, notamos a relevância de promover a cultura de paz na parceria escola e família, para a construção de um ambiente escolar mais pacífico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17771_TB7384_27102024223954.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE MARIA VIEIRA RODRIGUES ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "professoravivianerodrigues21@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo consistiu no desenvolvimento da construção da cultura de paz, iniciada em uma turma de Infantil 5, de uma escola do Município de Fortaleza/CE . A pesquisa tem como foco as reflexões dos educandos sobre o bullying e como poderemos promover um ambiente escolar de paz, através da dialogicidade. Diante disso, o principal objetivo desse estudo, foi observar os processos de transformação social das crianças em relação a cultura de paz na prevenção ao bullying, promovendo o conhecimento da autorregulação, através da sacola das emoções, para promover a empatia e respeito pelos outros e suas diversidades. A metodologia empregada é de caráter qualitativo, com enfoque no estudo de caso e pesquisa documental, no sentindo de compreender e contextualizar o fenômeno estudado. As técnicas utilizadas foram as rodas de conversa, utilização da sacola das emoções, observações da participação das crianças nas vivências, análise das falas dos familiares, leitura dos relatórios das etapas passadas e um círculo de aprendizagem. O referência teórico será explanado principalmente por: BALLONE (2005); DENHAM (2007); FREIRE(1992) ; REBELO(2017) e a Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (2020). Os dados foram organizados e interpretados de acordo com as referências citadas. Diante dos resultados, notamos a relevância de promover a cultura de paz na parceria escola e família, para a construção de um ambiente escolar mais pacífico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.