PROJETO MALA VIAJANTE: UM INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL SETE DE SETEMBRO EM LAMARÃO-BA.
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11406 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PROJETO MALA VIAJANTE: UM INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL SETE DE SETEMBRO EM LAMARÃO-BA." "resumo" => "A leitura é uma etapa essencial para a construção do conhecimento constituindo-se em um importante instrumento de compreensão do mundo. Esta prática estimula a criatividade do aluno e a imaginação, favorece o aprendizado, melhora a capacidade mental, amplia o vocabulário e o repertório linguístico da criança. O hábito de ler ainda tem o poder de incentivar a reflexão e a imaginação das crianças levando-as ao posicionamento crítico culminando na socialização com o grupo. Diante de tantos avanços nas diversas esferas da sociedade, em meio a tantas transformações no domínio educacional muitos desafios ainda não foram superados. Atualmente ainda se busca respostas que possibilitem compreender quais os fatores que permitam o incentivo à leitura desde cedo. As escolas recebem alunos que vem de diversos contextos e segmentos familiares com diferentes concepções culturais. O dinamismo do mundo moderno a cada dia se torna mais acelerado, onde é notável que alunos de famílias estruturadas ou desestruturadas financeiramente apresentam o mesmo perfil de falta do hábito de ler. As escolas recebem alunos oriundos de diversos contextos e segmentos familiares com diferentes concepções culturais e muitos sem a prática do ato de ler. A prática da leitura é uma etapa essencial para a construção do conhecimento. É um importante instrumento de compreensão do mundo. Esta prática estimula a criatividade do aluno e a imaginação, favorece o aprendizado, melhora a capacidade mental, amplia o vocabulário e o repertório linguístico da criança. O hábito de ler ainda tem o poder de incentivar a reflexão e a imaginação das crianças levando-as ao posicionamento crítico culminando na socialização com o grupo. Assim, este trabalho visa analisar a efetivação do Projeto de Leitura “Mala Viajante”, objetivando identificar estratégias utilizadas pelos professores objetivando o desenvolvimento do gosto pela leitura. Para isso recorreremos a um breve histórico das políticas públicas brasileira para o incentivo à leitura e formação de leitores, discutiremos como se dá a formação do leitor; analisaremos fatores que interferem no processo de aprendizagem e gosto pela leitura; e apresentaremos o Projeto “Mala Viajante” na Escola Municipal Sete de Setembro no município de Lamarão, interior da Bahia. A abordagem metodológica utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa de natureza descritiva, envolvendo observação, aplicação de questionário e registro documental existente, que nos possibilitou compreender o Projeto “Mala Viajante” através do contexto escolar, da prática pedagógica e através dos sujeitos envolvidos no processo sejam as professoras e alunos do Ensino Fundamental I e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "LEITURA, INENTIVO, PROJETO MALA VIAJANTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID608_27052015125002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJANE GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NADJANE OLIVEIRA" "autor_email" => "nadjaneoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11406 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 608 "titulo" => "PROJETO MALA VIAJANTE: UM INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA MUNICIPAL SETE DE SETEMBRO EM LAMARÃO-BA." "resumo" => "A leitura é uma etapa essencial para a construção do conhecimento constituindo-se em um importante instrumento de compreensão do mundo. Esta prática estimula a criatividade do aluno e a imaginação, favorece o aprendizado, melhora a capacidade mental, amplia o vocabulário e o repertório linguístico da criança. O hábito de ler ainda tem o poder de incentivar a reflexão e a imaginação das crianças levando-as ao posicionamento crítico culminando na socialização com o grupo. Diante de tantos avanços nas diversas esferas da sociedade, em meio a tantas transformações no domínio educacional muitos desafios ainda não foram superados. Atualmente ainda se busca respostas que possibilitem compreender quais os fatores que permitam o incentivo à leitura desde cedo. As escolas recebem alunos que vem de diversos contextos e segmentos familiares com diferentes concepções culturais. O dinamismo do mundo moderno a cada dia se torna mais acelerado, onde é notável que alunos de famílias estruturadas ou desestruturadas financeiramente apresentam o mesmo perfil de falta do hábito de ler. As escolas recebem alunos oriundos de diversos contextos e segmentos familiares com diferentes concepções culturais e muitos sem a prática do ato de ler. A prática da leitura é uma etapa essencial para a construção do conhecimento. É um importante instrumento de compreensão do mundo. Esta prática estimula a criatividade do aluno e a imaginação, favorece o aprendizado, melhora a capacidade mental, amplia o vocabulário e o repertório linguístico da criança. O hábito de ler ainda tem o poder de incentivar a reflexão e a imaginação das crianças levando-as ao posicionamento crítico culminando na socialização com o grupo. Assim, este trabalho visa analisar a efetivação do Projeto de Leitura “Mala Viajante”, objetivando identificar estratégias utilizadas pelos professores objetivando o desenvolvimento do gosto pela leitura. Para isso recorreremos a um breve histórico das políticas públicas brasileira para o incentivo à leitura e formação de leitores, discutiremos como se dá a formação do leitor; analisaremos fatores que interferem no processo de aprendizagem e gosto pela leitura; e apresentaremos o Projeto “Mala Viajante” na Escola Municipal Sete de Setembro no município de Lamarão, interior da Bahia. A abordagem metodológica utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa de natureza descritiva, envolvendo observação, aplicação de questionário e registro documental existente, que nos possibilitou compreender o Projeto “Mala Viajante” através do contexto escolar, da prática pedagógica e através dos sujeitos envolvidos no processo sejam as professoras e alunos do Ensino Fundamental I e familiares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "LEITURA, INENTIVO, PROJETO MALA VIAJANTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID608_27052015125002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NADJANE GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NADJANE OLIVEIRA" "autor_email" => "nadjaneoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }