Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PROGRAMA ROMPENDO BARREIRAS LUTANDO PELA INCLUSÃO HUMANIZADORA E FORMAÇÃO ACADÊMICA DESDE 1988[1]

Palavra-chaves: INCLUSÃO ACADÊMICA, POLÍTICAS PÚBLICAS, GRADUANADOS COM DEFICIÊNCIA, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O Programa Rompendo Barreiras: luta pela inclusão (PRB) é vanguardista em sua proposta de inclusão de graduandos com deficiência. Desde a sua criação, em 1988, preserva a organicidade e a coerência que caracterizam o atendimento humanizado a seus usuários com deficiência. Nesse artigo, a proposta de Educação Inclusiva traduzida para o ambiente acadêmico e suas implicações sociais, culturais e formativa são apresetadas segundo resultados de pesquisas na área da educação especial numa perspectiva da educação inclusiva e as legislações que regulamentam essa modalidade de ensino. Para contextualizar a proposta do PRB foi destacado seu histórico. As Tecnologias Assistivas utilisadas para desenvolver diferentes práticas encontram no Núcleo de Suporte e Ajudas Técnicas às Ações Inclusivas no Ensino Superior (NUSAI), o suporte técnico necessáral para o desesenvolvimento de algumas de suas atividades. Os projetos do PRB são direcionados para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Além do atendimento acadêmico especializado (AAE) destinado aos graduandos da UERJ, o PRB recebe usuários com deficiência da comunidade externa com idade a partir de 14 anos. Outra atividade também muito explorada é a formação inicial e continuada de professores. Recentemente a luta do PRB tomou novos rumos, atender à demanda das novas tecnologias da informação e da e-acessibilidade, incluir graduandos com deficiência da educação a distância.

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