Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PROGRAMA DE INCENTIVO À CRIATIVIDADE E À INCLUSÃO: REFLETINDO SOBRE REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS

Palavra-chaves: INCLUSÃO, CRIATIVIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho visa problematizar duas metáforas surgidas no contexto das interações realizadas durante a pesquisa Criatividade e Inclusão na Formação de Professores: representações e práticas sociais: a metáfora dos ingredientes, através da qual acredita-se que existe uma receita para a inclusão e a metáfora do professor-ator, que expressa a visão de que o professor não deve se envolver emocionalmente diante dos processos de exclusão, em virtude das exigências da profissão. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-ação que teve como foco a preparação professores, em fase de formação inicial, para o trabalho com problemas que vêm sendo apontados como causadores de processos de exclusão na escola brasileira. Os resultados da pesquisa indicam elementos importantes para se pensar como as diferentes formas de promoção da inclusão podem se transformar em processos explícitos de exclusão ou se travestir em mecanismos sutis de inclusão perversa.

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