Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – PAAE (SEE/MG): POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL ATINENTE AOS DIREITOS SOCIAIS E ESTRATIFICAÇÃO DO WELLFARE STATE, A SERVIÇO DA LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL, OU M

Palavra-chaves: POLÍTICAS DE REGULAÇÃO, PAAE, AVALIAÇÃO. Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
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      Através da presente proposta, pretende-se investigar se o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE, da SEE/MG, implantado nos 1ºs anos do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais mineiras, através do SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, tem contribuído efetivamente como ferramenta para avaliar e transformar a aprendizagem dos alunos da rede estadual ao longo do ano letivo. Para aprofundamento do contexto teórico-conceitual será desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental amparada em autores como Ball (2011), Barroso (2005), Minas Gerais (2009) Corrêa (2008). Como instrumentos para levantamento de dados será utilizada a técnica de questionários e entrevistas com professores, gestores, equipe pedagógica e alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas a serem pesquisada
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE, pensado e planejado em 2003, como ferramenta para avaliar a aprendizagem dos alunos da rede estadual do Estado de Minas Gerais, ao longo do ano letivo, foi implementado na totalidade das escolas públicas mineiras. Através da presente proposta, pretende-se investigar se o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE, da SEE/MG, implantado nos 1ºs anos do Ensino Médio nas escolas públicas estaduais mineiras, através do SIMAVE, Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, tem contribuído efetivamente como ferramenta para avaliar e transformar a aprendizagem dos alunos da rede estadual ao longo do ano letivo. Para aprofundamento do contexto teórico-conceitual será desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental amparada em autores como Ball (2011), Barroso (2005), Minas Gerais (2009) Corrêa (2008). Como instrumentos para levantamento de dados será utilizada a técnica de questionários e entrevistas com professores, gestores, equipe pedagógica e alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas a serem pesquisada

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