Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CANTIGAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113974
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7265
    "inscrito_id" => 3421
    "titulo" => "AS CANTIGAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente resumo relata a experiência envolvendo o uso de cantigas no processo de Alfabetização durante um Encontro Formativo realizado em 17 de março de 2023 com os professores alfabetizadores do 1º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Teresina – Piauí. Esse encontro, realizado em formato de palestra, proporcionou uma valiosa oportunidade de compartilhar situações de aprendizagem significativas para a alfabetização, além de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas centradas na criança, reconhecendo-as como protagonistas de suas próprias aprendizagens. O objetivo do relato é destacar o uso das cantigas como uma ferramenta pedagógica lúdica e essencial para a construção da linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica durante o processo de alfabetização. O evento contou com a participação de aproximadamente 168 professores, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino. Durante a palestra, foi promovido um diálogo produtivo, enfatizando a importância das cantigas e seus benefícios na alfabetização. É relevante destacar que essa abordagem e reflexão representam uma demanda importante na formação prática dos professores, pois o processo de alfabetização depende do entendimento de como a criança aprende e do conhecimento do sistema alfabético de escrita ao longo de seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Além disso, requer uma compreensão sistemática de como as crianças exploram suas capacidades corporais e orais, que as cantigas proporcionam. Nesse contexto, foi seguido um percurso metodológico e qualitativo, embasado nas contribuições de Soares (2022), Kleiman (2015) e Morais (2012), entre outros. Durante as trocas de ideias, alguns professores expressaram a necessidade de buscar novas abordagens e estratégias que permitam às crianças serem protagonistas de seu aprendizado, por meio da vivência das cantigas, que contribuem para a aquisição da linguagem, desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, promovendo um sentimento de pertencimento e vivência comunitária, entre outros benefícios. Palavras-chave: Cantigas, Alfabetização e Letramento, Protagonismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3421_TB7265_10062024221023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AURISMAR"
    "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113974
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7265
    "inscrito_id" => 3421
    "titulo" => "AS CANTIGAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O presente resumo relata a experiência envolvendo o uso de cantigas no processo de Alfabetização durante um Encontro Formativo realizado em 17 de março de 2023 com os professores alfabetizadores do 1º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Teresina – Piauí. Esse encontro, realizado em formato de palestra, proporcionou uma valiosa oportunidade de compartilhar situações de aprendizagem significativas para a alfabetização, além de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas centradas na criança, reconhecendo-as como protagonistas de suas próprias aprendizagens. O objetivo do relato é destacar o uso das cantigas como uma ferramenta pedagógica lúdica e essencial para a construção da linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica durante o processo de alfabetização. O evento contou com a participação de aproximadamente 168 professores, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino. Durante a palestra, foi promovido um diálogo produtivo, enfatizando a importância das cantigas e seus benefícios na alfabetização. É relevante destacar que essa abordagem e reflexão representam uma demanda importante na formação prática dos professores, pois o processo de alfabetização depende do entendimento de como a criança aprende e do conhecimento do sistema alfabético de escrita ao longo de seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Além disso, requer uma compreensão sistemática de como as crianças exploram suas capacidades corporais e orais, que as cantigas proporcionam. Nesse contexto, foi seguido um percurso metodológico e qualitativo, embasado nas contribuições de Soares (2022), Kleiman (2015) e Morais (2012), entre outros. Durante as trocas de ideias, alguns professores expressaram a necessidade de buscar novas abordagens e estratégias que permitam às crianças serem protagonistas de seu aprendizado, por meio da vivência das cantigas, que contribuem para a aquisição da linguagem, desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, promovendo um sentimento de pertencimento e vivência comunitária, entre outros benefícios. Palavras-chave: Cantigas, Alfabetização e Letramento, Protagonismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3421_TB7265_10062024221023.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AURISMAR FERREIRA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AURISMAR"
    "autor_email" => "aurisousapbezerra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente resumo relata a experiência envolvendo o uso de cantigas no processo de Alfabetização durante um Encontro Formativo realizado em 17 de março de 2023 com os professores alfabetizadores do 1º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Teresina – Piauí. Esse encontro, realizado em formato de palestra, proporcionou uma valiosa oportunidade de compartilhar situações de aprendizagem significativas para a alfabetização, além de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas centradas na criança, reconhecendo-as como protagonistas de suas próprias aprendizagens. O objetivo do relato é destacar o uso das cantigas como uma ferramenta pedagógica lúdica e essencial para a construção da linguagem escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica durante o processo de alfabetização. O evento contou com a participação de aproximadamente 168 professores, distribuídos entre os turnos matutino e vespertino. Durante a palestra, foi promovido um diálogo produtivo, enfatizando a importância das cantigas e seus benefícios na alfabetização. É relevante destacar que essa abordagem e reflexão representam uma demanda importante na formação prática dos professores, pois o processo de alfabetização depende do entendimento de como a criança aprende e do conhecimento do sistema alfabético de escrita ao longo de seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Além disso, requer uma compreensão sistemática de como as crianças exploram suas capacidades corporais e orais, que as cantigas proporcionam. Nesse contexto, foi seguido um percurso metodológico e qualitativo, embasado nas contribuições de Soares (2022), Kleiman (2015) e Morais (2012), entre outros. Durante as trocas de ideias, alguns professores expressaram a necessidade de buscar novas abordagens e estratégias que permitam às crianças serem protagonistas de seu aprendizado, por meio da vivência das cantigas, que contribuem para a aquisição da linguagem, desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, promovendo um sentimento de pertencimento e vivência comunitária, entre outros benefícios. Palavras-chave: Cantigas, Alfabetização e Letramento, Protagonismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.