Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PRODUÇÃO DE TCC NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPE: AS ESCOLHAS DOS GRADUANDOS PELOS TEMAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR

Palavra-chaves: EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLHA TEMÁTICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11397
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE TCC NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPE: AS ESCOLHAS DOS GRADUANDOS PELOS TEMAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante a disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da UFPE. Teve como objetivo conhecer a produção de TCCs, voltada para as temáticas da EJA e da Educação Popular, além de conhecer o NUPEP/UFPE. Para esta pesquisa, de cunho exploratório, foi utilizada uma abordagem quantitativa, a partir do levantamento dos TCCs produzidos no CE/UFPE entre os anos de 2008 e 2013. Foi encontrado um percentual significativamente pequeno na produção de TCCs sobre o tema EJA e Educação Popular, levando a algumas hipóteses: não há professor que oriente os graduandos; não é um tema próximo à sua realidade; e, por fim, EJA e a EP não são temas que lhes possibilitem condições de ascensão, reconhecimento e valorização profissional. Conclui-se que este estudo apenas viu uma imagem estática da realidade acadêmica, mostrando-se necessário categorizar ou classificar os TCCs pra se ter um retrato mais fiel da realidade, além de consultar os graduandos acerca do que justificou suas escolhas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLHA TEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA2_ID388_18052015173110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMANDA MICAELY PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PINHEIRO"
    "autor_email" => "amandamicaely@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11397
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 388
    "titulo" => "PRODUÇÃO DE TCC NO CURSO DE PEDAGOGIA/UFPE: AS ESCOLHAS DOS GRADUANDOS PELOS TEMAS EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO POPULAR"
    "resumo" => "Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante a disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da UFPE. Teve como objetivo conhecer a produção de TCCs, voltada para as temáticas da EJA e da Educação Popular, além de conhecer o NUPEP/UFPE. Para esta pesquisa, de cunho exploratório, foi utilizada uma abordagem quantitativa, a partir do levantamento dos TCCs produzidos no CE/UFPE entre os anos de 2008 e 2013. Foi encontrado um percentual significativamente pequeno na produção de TCCs sobre o tema EJA e Educação Popular, levando a algumas hipóteses: não há professor que oriente os graduandos; não é um tema próximo à sua realidade; e, por fim, EJA e a EP não são temas que lhes possibilitem condições de ascensão, reconhecimento e valorização profissional. Conclui-se que este estudo apenas viu uma imagem estática da realidade acadêmica, mostrando-se necessário categorizar ou classificar os TCCs pra se ter um retrato mais fiel da realidade, além de consultar os graduandos acerca do que justificou suas escolhas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLHA TEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA2_ID388_18052015173110.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AMANDA MICAELY PINHEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA PINHEIRO"
    "autor_email" => "amandamicaely@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante a disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Pedagogia da UFPE. Teve como objetivo conhecer a produção de TCCs, voltada para as temáticas da EJA e da Educação Popular, além de conhecer o NUPEP/UFPE. Para esta pesquisa, de cunho exploratório, foi utilizada uma abordagem quantitativa, a partir do levantamento dos TCCs produzidos no CE/UFPE entre os anos de 2008 e 2013. Foi encontrado um percentual significativamente pequeno na produção de TCCs sobre o tema EJA e Educação Popular, levando a algumas hipóteses: não há professor que oriente os graduandos; não é um tema próximo à sua realidade; e, por fim, EJA e a EP não são temas que lhes possibilitem condições de ascensão, reconhecimento e valorização profissional. Conclui-se que este estudo apenas viu uma imagem estática da realidade acadêmica, mostrando-se necessário categorizar ou classificar os TCCs pra se ter um retrato mais fiel da realidade, além de consultar os graduandos acerca do que justificou suas escolhas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.