Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ARTE, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11388
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos acentuado pela nova forma de ingresso no Ensino Superior adotada pela maioria das Universidades Federais do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a os professores de diferentes níveis de ensino começassem a expressar um maior interesse em vincular as áreas do conhecimento para que desta forma seja possível constituir  uma aprendizagem mais homogênea e menos desfragmentada. Com base nas novas demandas sociais pautadas pela sociedade, a educação como parte fundamental na constituição de sujeitos críticos e autônomos, não pode estagnar no tempo, devendo caminhar junto com as mudanças e consequentemente continuar sendo capaz de educar os sujeitos que necessitam aprender e se desenvolver cientificamente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe-se a conhecer o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com 60 professores de Arte e Matemática de 20 escolas da do município de Rio grande – RS e com 60 acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola"
    "palavra_chave" => "ARTE, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA4_ID1245_05052015132034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE COSTA"
    "autor_email" => "jos.alexferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11388
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 1245
    "titulo" => "POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos acentuado pela nova forma de ingresso no Ensino Superior adotada pela maioria das Universidades Federais do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a os professores de diferentes níveis de ensino começassem a expressar um maior interesse em vincular as áreas do conhecimento para que desta forma seja possível constituir  uma aprendizagem mais homogênea e menos desfragmentada. Com base nas novas demandas sociais pautadas pela sociedade, a educação como parte fundamental na constituição de sujeitos críticos e autônomos, não pode estagnar no tempo, devendo caminhar junto com as mudanças e consequentemente continuar sendo capaz de educar os sujeitos que necessitam aprender e se desenvolver cientificamente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe-se a conhecer o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com 60 professores de Arte e Matemática de 20 escolas da do município de Rio grande – RS e com 60 acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola"
    "palavra_chave" => "ARTE, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA4_ID1245_05052015132034.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE COSTA"
    "autor_email" => "jos.alexferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos acentuado pela nova forma de ingresso no Ensino Superior adotada pela maioria das Universidades Federais do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a os professores de diferentes níveis de ensino começassem a expressar um maior interesse em vincular as áreas do conhecimento para que desta forma seja possível constituir uma aprendizagem mais homogênea e menos desfragmentada. Com base nas novas demandas sociais pautadas pela sociedade, a educação como parte fundamental na constituição de sujeitos críticos e autônomos, não pode estagnar no tempo, devendo caminhar junto com as mudanças e consequentemente continuar sendo capaz de educar os sujeitos que necessitam aprender e se desenvolver cientificamente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe-se a conhecer o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com 60 professores de Arte e Matemática de 20 escolas da do município de Rio grande – RS e com 60 acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.