POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11388 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos acentuado pela nova forma de ingresso no Ensino Superior adotada pela maioria das Universidades Federais do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a os professores de diferentes níveis de ensino começassem a expressar um maior interesse em vincular as áreas do conhecimento para que desta forma seja possível constituir uma aprendizagem mais homogênea e menos desfragmentada. Com base nas novas demandas sociais pautadas pela sociedade, a educação como parte fundamental na constituição de sujeitos críticos e autônomos, não pode estagnar no tempo, devendo caminhar junto com as mudanças e consequentemente continuar sendo capaz de educar os sujeitos que necessitam aprender e se desenvolver cientificamente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe-se a conhecer o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com 60 professores de Arte e Matemática de 20 escolas da do município de Rio grande – RS e com 60 acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "ARTE, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA4_ID1245_05052015132034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE COSTA" "autor_email" => "jos.alexferreira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11388 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 222 "inscrito_id" => 1245 "titulo" => "POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES ENTRE A ARTE E AMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Com o crescente aumento do uso do termo interdisciplinar em diferentes contextos acentuado pela nova forma de ingresso no Ensino Superior adotada pela maioria das Universidades Federais do país, o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, fez com que a os professores de diferentes níveis de ensino começassem a expressar um maior interesse em vincular as áreas do conhecimento para que desta forma seja possível constituir uma aprendizagem mais homogênea e menos desfragmentada. Com base nas novas demandas sociais pautadas pela sociedade, a educação como parte fundamental na constituição de sujeitos críticos e autônomos, não pode estagnar no tempo, devendo caminhar junto com as mudanças e consequentemente continuar sendo capaz de educar os sujeitos que necessitam aprender e se desenvolver cientificamente. Desta forma, este projeto de pesquisa propõe-se a conhecer o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática. A pesquisa está sendo realizada com 60 professores de Arte e Matemática de 20 escolas da do município de Rio grande – RS e com 60 acadêmicos dos referidos cursos, buscando em um trabalho conjunto entre os sujeitos, estudar, conhecer, e intervir no processo de formação de professores, expandindo o campo de formação." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "ARTE, MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA4_ID1245_05052015132034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE COSTA" "autor_email" => "jos.alexferreira@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }