Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UERJ: IMPACTOS SOBRE A CULTURA ESCOLAR

Palavra-chaves: NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO, CULTURA ESCOLAR, APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Instituições, processos educativos e políticas públicas
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O trabalho se insere no âmbito da temática do grupo de pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”, (ProPed- UERJ). O objetivo do estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com NEE no CAp-UERJ, com foco nas práticas pedagógicas e na cultura institucional. Estão sendo investigados aspectos como: práticas pedagógicas e estratégias de escolarização; interação do aluno com NEE com os colegas de turma e os professores; adequação do projeto político pedagógico à proposta inclusiva; suporte educacional especializado; relação entre profissional de suporte especializado e professor regente, com ênfase no planejamento do ensino, estratégias de avaliação e acompanhamento do aluno com NEE; impactos das mudanças institucionais ocasionadas pela inclusão de alunos com NEE. Para atingir os objetivos propostos adotaremos os pressupostos da pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico, sendo assim, serão utilizados como instrumentos de coleta de dados: observação participante, análise de documentos e entrevistas abertas e semiestruturadas. São participantes deste estudo alunos, professores, gestores e funcionários técnico-administrativo do CAp-UERJ. Este estudo iniciou-se em maio de 2014 e está em andamento. Preliminarmente é possível registrar que este primeiro levantamento evidencia a existência de um movimento institucional do CAp-UERJ para reflexão por parte dos gestores e do corpo docente sobre às práticas e cultura escolar considerando às demandas impostas por alunos com NEE atualmente matriculados no colégio.

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