Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113784
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7010
    "inscrito_id" => 13316
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o desenvolvimento das atividades do profissional docente que atua em sala de aula. Organizado conforme padrões didáticos estabelecidos na literatura e em conformidade com as normas educacionais, ele contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias à construção das competências esperadas para o nível e etapas às quais se vincula. Nesse sentido, essa pesquisa traçou como objetivo discutir a viabilidade do uso do livro didático Araribá conecta, editora Moderna, no ensino da Geografia para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi analisado a sistematização didática do livro e a atividade proposta ao final do primeiro capítulo, fazendo contraponto com as definições dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular da Paraíba. Tal análise possibilitou inferências sobre a qualidade do material disponível no livro didático e a sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia nas séries finais do Ensino fundamental. Embora as propostas de atividade presente no livro sejam relevantes para as avaliações de aprendizagens ao longo do ano letivo, o livro didático deve ser usado como uma estratégia para fomentar a construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, mas não a única utilizada pelo professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13316_TB7010_10062024191007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA DE SOUZA"
    "autor_email" => "dianasous@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113784
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7010
    "inscrito_id" => 13316
    "titulo" => "LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o desenvolvimento das atividades do profissional docente que atua em sala de aula. Organizado conforme padrões didáticos estabelecidos na literatura e em conformidade com as normas educacionais, ele contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias à construção das competências esperadas para o nível e etapas às quais se vincula. Nesse sentido, essa pesquisa traçou como objetivo discutir a viabilidade do uso do livro didático Araribá conecta, editora Moderna, no ensino da Geografia para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi analisado a sistematização didática do livro e a atividade proposta ao final do primeiro capítulo, fazendo contraponto com as definições dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular da Paraíba. Tal análise possibilitou inferências sobre a qualidade do material disponível no livro didático e a sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia nas séries finais do Ensino fundamental. Embora as propostas de atividade presente no livro sejam relevantes para as avaliações de aprendizagens ao longo do ano letivo, o livro didático deve ser usado como uma estratégia para fomentar a construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, mas não a única utilizada pelo professor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID13316_TB7010_10062024191007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIANA DE SOUZA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "DIANA DE SOUZA"
    "autor_email" => "dianasous@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o desenvolvimento das atividades do profissional docente que atua em sala de aula. Organizado conforme padrões didáticos estabelecidos na literatura e em conformidade com as normas educacionais, ele contribui para o desenvolvimento de habilidades necessárias à construção das competências esperadas para o nível e etapas às quais se vincula. Nesse sentido, essa pesquisa traçou como objetivo discutir a viabilidade do uso do livro didático Araribá conecta, editora Moderna, no ensino da Geografia para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da Paraíba. Para tanto, foi analisado a sistematização didática do livro e a atividade proposta ao final do primeiro capítulo, fazendo contraponto com as definições dadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular da Paraíba. Tal análise possibilitou inferências sobre a qualidade do material disponível no livro didático e a sua viabilidade como ferramenta pedagógica para o ensino da Geografia nas séries finais do Ensino fundamental. Embora as propostas de atividade presente no livro sejam relevantes para as avaliações de aprendizagens ao longo do ano letivo, o livro didático deve ser usado como uma estratégia para fomentar a construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, mas não a única utilizada pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.