O PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EM RIO LARGO/AL: O DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO INTEGRAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113727 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6934 "inscrito_id" => 17532 "titulo" => "O PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EM RIO LARGO/AL: O DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este artigo apresenta a implantação e implementação do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal, instituído pela Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, com o objetivo de ofertar matrículas em tempo integral, na perspectiva da educação integral, em todas as etapas e modalidades da educação básica de todo o país, para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). A adesão ao programa pelo município de Rio Largo, Alagoas, foi instituída pela Portaria n° 03, de 23 de abril de 2024 e tem por finalidade ofertar matrículas de educação integral aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com expansão gradativa. Durante o processo foram identificados alguns dados que demonstraram que houve uma redução no número de matrículas para a oferta da educação integral em 2023. Em 2024, após a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, houve um acréscimo de 177 matrículas para 670 matrículas de crianças das creches e pré-escolas, com carga horária de 10 horas diárias, totalizando 50 horas semanais, com currículo integralizado e diversificado, por meio de matriz flexível. Nesse sentido, foi realizada uma análise documental, que é o procedimento metodológico adotado neste estudo, pautada nos documentos oficiais. A projeção é ser um movimento gradativo de investimento em estrutura, pessoal, e ampliação de oferta, com o objetivo de atender 50% das escolas públicas municipais e 25% dos alunos até o final da década." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17532_TB6934_10062024173154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER TIAGO DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "CLEBER" "autor_email" => "cleberquimica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113727 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6934 "inscrito_id" => 17532 "titulo" => "O PROGRAMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL EM RIO LARGO/AL: O DIREITO À EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO INTEGRAL" "resumo" => "Este artigo apresenta a implantação e implementação do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal, instituído pela Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, com o objetivo de ofertar matrículas em tempo integral, na perspectiva da educação integral, em todas as etapas e modalidades da educação básica de todo o país, para o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). A adesão ao programa pelo município de Rio Largo, Alagoas, foi instituída pela Portaria n° 03, de 23 de abril de 2024 e tem por finalidade ofertar matrículas de educação integral aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com expansão gradativa. Durante o processo foram identificados alguns dados que demonstraram que houve uma redução no número de matrículas para a oferta da educação integral em 2023. Em 2024, após a adesão ao Programa Escola em Tempo Integral, houve um acréscimo de 177 matrículas para 670 matrículas de crianças das creches e pré-escolas, com carga horária de 10 horas diárias, totalizando 50 horas semanais, com currículo integralizado e diversificado, por meio de matriz flexível. Nesse sentido, foi realizada uma análise documental, que é o procedimento metodológico adotado neste estudo, pautada nos documentos oficiais. A projeção é ser um movimento gradativo de investimento em estrutura, pessoal, e ampliação de oferta, com o objetivo de atender 50% das escolas públicas municipais e 25% dos alunos até o final da década." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID17532_TB6934_10062024173154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER TIAGO DE MENEZES" "autor_nome_curto" => "CLEBER" "autor_email" => "cleberquimica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }