Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA AUTOAVALIAÇÃO DIALÓGICA DE PROFESSORAS SOBRE SUCESSO/FRACASSO DE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COTIDIANO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho pretende compreender como as autoavaliações das professoras do Coluni - UFF possibilitam romper com as lógicas binárias de sucesso/fracasso, certo/errado, saber/ não saber que são naturalizadas nos cotidianos escolares. A perspectiva metodológica é baseada no conceito de pesquisa-participante. Nessa proposta de pesquisa, pretendo buscar a relação entre teoria e prática, num movimento de construção e re-construção da teoria a partir de uma seqüência de práticas refletidas crítica e dialogicamente. As concepções teóricas do trabalho se relacionam aos estudos pós-coloniais e de avaliação. Os estudos pós-coloniais embasam esta pesquisa, pois apresentam discussões fundamentais na forma como os discursos se estruturam para invisibilizar, excluir e classificar conhecimentos, sujeitos e as relações sociais e os estudos sobre avaliação, acredito ser fundamental a compreensão da avaliação escolar ser um processo investigatório do professor sobre sua prática.

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