PEREIRA, Leidiane Gomes et al.. . Anais do X CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/113604>. Acesso em: 24/12/2024 22:11
Este trabalho evidencia um relato de prática pedagógica interdisciplinar realizada no âmbito escolar sobre temáticas que contemplam as ciências humanas. Ele enfatizou, a partir das bases conceituais de habitus de Bourdieu, que a integração na sociedade é um aspecto essencial na existência de cada indivíduo, em que ele adquire sabedoria, formas de se comportar em sociedade e se torna um membro ativo de um grupo. Esse procedimento acontece por meio de experiências, espelhamento e identificação, sendo moldado pelos responsáveis pela integração social, como a família, os círculos sociais e a instituição de ensino. Trabalhar a cultura dos povos indígenas na disciplina de história e sociologia é promover a valorização e o conhecimento sobre a diversidade cultural presente no país, além de combater estereótipos e preconceitos. Isso contribui para a formação de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. A opção metodológica adotada na pesquisa foi a Qualitativa do tipo Exploratória/Descritiva. O projeto de pesquisa sociocultural sobre a comunidade indígena "Pupunha" buscou compreender e analisar a identidade das manifestações culturais dessa comunidade, considerando a importância de conhecer a cultura amazônica além do contexto teórico. Visou facilitar a compreensão do processo de modernização na matriz socializadora da identidade amazônica, promovendo o diálogo intercultural e incentivando a troca de saberes e experiências. Também buscou aprofundar o aprendizado dos alunos sobre as práticas didáticas, como o Estudo de Campo, e estimulou o conhecimento sobre a identidade cultural da região. Através dessa experiência de aula em campo, essa pesquisa resultou na compreensão, através de um olhar histórico e sociológico, da formação das estruturas culturais que a comunidade indígena Pupunha vem preservando ao longo do tempo.