Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 269
OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PICOS

Palavra-chaves: ESCOLAS, AUTISTAS, DESAFIOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Essa discussão envolve os desafios da inclusão de alunos autistas em escolas públicas municipais de ensino regular, da cidade de Picos - Piauí, e destaca aspectos que favorecem a longevidade escolar destes alunos. Trata-se de um recorte de nossa pesquisa para o trabalho de conclusão do curso a ser realizada sobre esta temática. Nossa inquietação é: como atores/atrizes que estão ligados diretamente à escola, percebem a inclusão e, qual o papel que cada um/a desempenha para que esta se concretize de fato e, como colabora com a longevidade escolar do aluno autista? Objetivamos identificar como ocorre a inclusão de alunos autistas na escola pública da cidade de Picos, detalhando práticas e aspectos do trabalho realizado no processo de inclusão desses alunos. Utilizamos a pesquisa qualitativa com foco no método descritivo analítico. Elegemos a observação como instrumento de coleta de dados e privilegiamos a análise de conteúdo para a nossa reflexão. Sobre a longevidade escolar de alunos/as autistas, observamos que as escolas, em meio a todas as adversidades, contribuem para o processo de inclusão deste aluno ao organizarem uma sala de recursos, que a princípio, faz com que o aluno autista, tenha um primeiro contato com o ambiente escolar. Pontuamos que é necessário, para que de fato a inclusão de crianças autistas no ambiente escolar se efetive, haja uma conscientização social, onde todos os membros que compõem a nossa sociedade integrem-se sobre o assunto, sobre as formas de intervir caso tenham contato com alguma pessoa que apresente a síndrome do autismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.