Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO LITERÁRIO: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO LEITOR INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113534
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6641
    "inscrito_id" => 17378
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO LEITOR INFANTIL"
    "resumo" => "Esse estudo apresenta como principal objetivo discutir acerca do letramento literário na Educação Infantil enquanto possibilidade para a formação humana. Defende-se que as crianças oriundas desta etapa educacional são dotadas de potencial para a leitura de textos. Que embora não tenham se apropriado do código alfabético, poderão fazer o uso social da leitura e a compreensão do livro como um artefato cultural. Ademais, compreende-se que o letramento literário poderá proporcionar o desenvolvimento da criticidade aliada a estética. Que é possível ao leitor infantil, o estabelecimento de relações entre o percurso existencial – a luz das variadas culturas de infância – e as obras literárias. Por fim, afirma-se que os sujeitos são seres incompletos, que desde o seu nascimento até o fim de suas vidas, estão em processo de formação. O leitor infantil, observado a partir de suas potencialidades apresenta aspectos que favorecem a vivência de experiências de leitura. Neste sentido, refere-se à capacidade de ler o mundo e atribuir significados, ser curiosas, ser criativa, ter imaginação e subjetividade. O letramento literário também aproxima a criança as concepções de protagonismo, pois lhe proporciona maior autonomia, encorajando-a à interação com a Literatura. Conduz o leitor infantil a percepção de que em se tratando de literatura não há certo ou errado, todavia há diferentes modos de compreensão. Estabelecendo uma metáfora com a experiência de viver. As interpretações sobre uma mesma leitura não são as mesmas, visto que todos somos diferentes. Por conseguinte, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, baseada em levantamentos de pesquisa bibliográfica com diversos autores tais como Ariès (1981), Bajour (2017), Barbosa (2006), Candido (2011), Corsino (2010), Reyes (2012), Silva (2011), Silva e Martins (2010) e Soares (2004, 2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17378_TB6641_30092024215626.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELI PAIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIELI"
    "autor_email" => "marielilimap@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113534
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6641
    "inscrito_id" => 17378
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO LEITOR INFANTIL"
    "resumo" => "Esse estudo apresenta como principal objetivo discutir acerca do letramento literário na Educação Infantil enquanto possibilidade para a formação humana. Defende-se que as crianças oriundas desta etapa educacional são dotadas de potencial para a leitura de textos. Que embora não tenham se apropriado do código alfabético, poderão fazer o uso social da leitura e a compreensão do livro como um artefato cultural. Ademais, compreende-se que o letramento literário poderá proporcionar o desenvolvimento da criticidade aliada a estética. Que é possível ao leitor infantil, o estabelecimento de relações entre o percurso existencial – a luz das variadas culturas de infância – e as obras literárias. Por fim, afirma-se que os sujeitos são seres incompletos, que desde o seu nascimento até o fim de suas vidas, estão em processo de formação. O leitor infantil, observado a partir de suas potencialidades apresenta aspectos que favorecem a vivência de experiências de leitura. Neste sentido, refere-se à capacidade de ler o mundo e atribuir significados, ser curiosas, ser criativa, ter imaginação e subjetividade. O letramento literário também aproxima a criança as concepções de protagonismo, pois lhe proporciona maior autonomia, encorajando-a à interação com a Literatura. Conduz o leitor infantil a percepção de que em se tratando de literatura não há certo ou errado, todavia há diferentes modos de compreensão. Estabelecendo uma metáfora com a experiência de viver. As interpretações sobre uma mesma leitura não são as mesmas, visto que todos somos diferentes. Por conseguinte, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, baseada em levantamentos de pesquisa bibliográfica com diversos autores tais como Ariès (1981), Bajour (2017), Barbosa (2006), Candido (2011), Corsino (2010), Reyes (2012), Silva (2011), Silva e Martins (2010) e Soares (2004, 2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID17378_TB6641_30092024215626.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELI PAIM DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIELI"
    "autor_email" => "marielilimap@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse estudo apresenta como principal objetivo discutir acerca do letramento literário na Educação Infantil enquanto possibilidade para a formação humana. Defende-se que as crianças oriundas desta etapa educacional são dotadas de potencial para a leitura de textos. Que embora não tenham se apropriado do código alfabético, poderão fazer o uso social da leitura e a compreensão do livro como um artefato cultural. Ademais, compreende-se que o letramento literário poderá proporcionar o desenvolvimento da criticidade aliada a estética. Que é possível ao leitor infantil, o estabelecimento de relações entre o percurso existencial – a luz das variadas culturas de infância – e as obras literárias. Por fim, afirma-se que os sujeitos são seres incompletos, que desde o seu nascimento até o fim de suas vidas, estão em processo de formação. O leitor infantil, observado a partir de suas potencialidades apresenta aspectos que favorecem a vivência de experiências de leitura. Neste sentido, refere-se à capacidade de ler o mundo e atribuir significados, ser curiosas, ser criativa, ter imaginação e subjetividade. O letramento literário também aproxima a criança as concepções de protagonismo, pois lhe proporciona maior autonomia, encorajando-a à interação com a Literatura. Conduz o leitor infantil a percepção de que em se tratando de literatura não há certo ou errado, todavia há diferentes modos de compreensão. Estabelecendo uma metáfora com a experiência de viver. As interpretações sobre uma mesma leitura não são as mesmas, visto que todos somos diferentes. Por conseguinte, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, baseada em levantamentos de pesquisa bibliográfica com diversos autores tais como Ariès (1981), Bajour (2017), Barbosa (2006), Candido (2011), Corsino (2010), Reyes (2012), Silva (2011), Silva e Martins (2010) e Soares (2004, 2006).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.