O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11350 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no componente curricular Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil, ambos da cidade de Amargosa -Bahia. Durante o estágio trabalhou-se com a temática "Cultura e Identidade /Igualdade Étnico-Racial". Apesar da implementação da Lei 10.639 de 09/01/2003, que dimensiona o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, tornando-o obrigatório na educação básica, ainda existem dificuldades para trabalhar com a referida lei, tanto em recursos didáticos, quanto da falta de formação dos professores para discutir tais temáticas. Levando em conta que é possível considerar que já na Educação Infantil são formados os primeiros valores humanos, procuramos desenvolver um trabalho no PIBID e no estágio em que a ação pedagógica com crianças pudessem valorizar a construção identitária das mesmas, uma vez que o desenvolvimento para a percepção da diversidade étnico-racial, desde a Educação Infantil, poderá contribuir para corresponder ao que demanda a Lei. Foi preocupado com isso que o Ministério da Educação, lançou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. As reflexões vão na direção de mostrar os avanços alcançados durante o período de estágio e nas ações do PIBID, através da ludicidade, usando diversos recursos didáticos, que foram revelando a importância de trabalhar com a Cultura Afro-brasileira. O desejo foi de elevar a auto-estima das crianças negras que são predominantes na sala e melhorar o relacionamento entre as mesmas" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Infância" "palavra_chave" => "LEI 10.639, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CULTURA AFRICANA, CULTURA AFRICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA5_ID1318_05052015221733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO BARRETO" "autor_nome_curto" => "DANIELA BARRETO" "autor_email" => "danielabarreto1@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11350 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 265 "inscrito_id" => 1318 "titulo" => "O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no componente curricular Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil, ambos da cidade de Amargosa -Bahia. Durante o estágio trabalhou-se com a temática "Cultura e Identidade /Igualdade Étnico-Racial". Apesar da implementação da Lei 10.639 de 09/01/2003, que dimensiona o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, tornando-o obrigatório na educação básica, ainda existem dificuldades para trabalhar com a referida lei, tanto em recursos didáticos, quanto da falta de formação dos professores para discutir tais temáticas. Levando em conta que é possível considerar que já na Educação Infantil são formados os primeiros valores humanos, procuramos desenvolver um trabalho no PIBID e no estágio em que a ação pedagógica com crianças pudessem valorizar a construção identitária das mesmas, uma vez que o desenvolvimento para a percepção da diversidade étnico-racial, desde a Educação Infantil, poderá contribuir para corresponder ao que demanda a Lei. Foi preocupado com isso que o Ministério da Educação, lançou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. As reflexões vão na direção de mostrar os avanços alcançados durante o período de estágio e nas ações do PIBID, através da ludicidade, usando diversos recursos didáticos, que foram revelando a importância de trabalhar com a Cultura Afro-brasileira. O desejo foi de elevar a auto-estima das crianças negras que são predominantes na sala e melhorar o relacionamento entre as mesmas" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação e Infância" "palavra_chave" => "LEI 10.639, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CULTURA AFRICANA, CULTURA AFRICANA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA5_ID1318_05052015221733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO BARRETO" "autor_nome_curto" => "DANIELA BARRETO" "autor_email" => "danielabarreto1@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }