Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LEI 10.639, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CULTURA AFRICANA, CULTURA AFRICANA Pôster (PO) / Poster Submission Educação e Infância
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11350
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 1318
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS  DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no componente curricular Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil, ambos da cidade de Amargosa -Bahia. Durante o estágio trabalhou-se com a temática "Cultura e Identidade /Igualdade Étnico-Racial". Apesar da implementação da Lei 10.639 de 09/01/2003, que dimensiona o ensino de  História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, tornando-o obrigatório na educação básica, ainda existem dificuldades para trabalhar com a referida lei, tanto em recursos didáticos, quanto da falta de formação dos professores para discutir tais temáticas. Levando em conta que é possível considerar que já na Educação Infantil são formados os primeiros valores humanos, procuramos desenvolver um trabalho no PIBID e no estágio em que a ação pedagógica com crianças pudessem valorizar a construção identitária das mesmas, uma vez que o desenvolvimento para a percepção da diversidade étnico-racial, desde a Educação Infantil, poderá contribuir para corresponder ao que demanda a Lei.  Foi preocupado com isso que o Ministério da Educação, lançou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. As reflexões vão na direção de mostrar os avanços alcançados durante o período de estágio e nas ações do PIBID, através da ludicidade, usando diversos recursos didáticos, que foram revelando a importância de trabalhar com a Cultura Afro-brasileira. O desejo foi de elevar a auto-estima das crianças negras que são predominantes na sala e melhorar o relacionamento entre as mesmas"
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Infância"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CULTURA AFRICANA, CULTURA AFRICANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA5_ID1318_05052015221733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA BARRETO"
    "autor_email" => "danielabarreto1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11350
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 1318
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS  DIDÁTICOS COMO AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639 NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no componente curricular Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil, ambos da cidade de Amargosa -Bahia. Durante o estágio trabalhou-se com a temática "Cultura e Identidade /Igualdade Étnico-Racial". Apesar da implementação da Lei 10.639 de 09/01/2003, que dimensiona o ensino de  História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, tornando-o obrigatório na educação básica, ainda existem dificuldades para trabalhar com a referida lei, tanto em recursos didáticos, quanto da falta de formação dos professores para discutir tais temáticas. Levando em conta que é possível considerar que já na Educação Infantil são formados os primeiros valores humanos, procuramos desenvolver um trabalho no PIBID e no estágio em que a ação pedagógica com crianças pudessem valorizar a construção identitária das mesmas, uma vez que o desenvolvimento para a percepção da diversidade étnico-racial, desde a Educação Infantil, poderá contribuir para corresponder ao que demanda a Lei.  Foi preocupado com isso que o Ministério da Educação, lançou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. As reflexões vão na direção de mostrar os avanços alcançados durante o período de estágio e nas ações do PIBID, através da ludicidade, usando diversos recursos didáticos, que foram revelando a importância de trabalhar com a Cultura Afro-brasileira. O desejo foi de elevar a auto-estima das crianças negras que são predominantes na sala e melhorar o relacionamento entre as mesmas"
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Infância"
    "palavra_chave" => "LEI 10.639, EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA, CULTURA AFRICANA, CULTURA AFRICANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA5_ID1318_05052015221733.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA COUTINHO BARRETO"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA BARRETO"
    "autor_email" => "danielabarreto1@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e no componente curricular Ensino e Aprendizagem em Educação Infantil em dois Centros de Educação Infantil, ambos da cidade de Amargosa -Bahia. Durante o estágio trabalhou-se com a temática "Cultura e Identidade /Igualdade Étnico-Racial". Apesar da implementação da Lei 10.639 de 09/01/2003, que dimensiona o ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar, tornando-o obrigatório na educação básica, ainda existem dificuldades para trabalhar com a referida lei, tanto em recursos didáticos, quanto da falta de formação dos professores para discutir tais temáticas. Levando em conta que é possível considerar que já na Educação Infantil são formados os primeiros valores humanos, procuramos desenvolver um trabalho no PIBID e no estágio em que a ação pedagógica com crianças pudessem valorizar a construção identitária das mesmas, uma vez que o desenvolvimento para a percepção da diversidade étnico-racial, desde a Educação Infantil, poderá contribuir para corresponder ao que demanda a Lei. Foi preocupado com isso que o Ministério da Educação, lançou o livro História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil. As reflexões vão na direção de mostrar os avanços alcançados durante o período de estágio e nas ações do PIBID, através da ludicidade, usando diversos recursos didáticos, que foram revelando a importância de trabalhar com a Cultura Afro-brasileira. O desejo foi de elevar a auto-estima das crianças negras que são predominantes na sala e melhorar o relacionamento entre as mesmas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.