Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 2º GRAU

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11348
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 2º GRAU"
    "resumo" => "Esse artigo refere-se a uma pesquisa que tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica e promissora. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, que vemos no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, sendo que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos em reuniões de planejamento; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo, mesmo porque há mudança de atitude com respeito ao conhecimento. De posse de levantamentos bibliográficos de autores como Perrenoud (2000), Miskulin (2008), Borba (2003) e Costa (2010 e 2011) realizados sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentamos a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e versatilidade do software gratuito Geogebra que possibilita o estudo de todas as equações independente do seu grau, e em seguida é apresentado uma atividade didática que foi desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações sobre as diferentes potencialidades de utilização do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID66_03042015182458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11348
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 66
    "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DO 2º GRAU"
    "resumo" => "Esse artigo refere-se a uma pesquisa que tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica e promissora. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, que vemos no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, sendo que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos em reuniões de planejamento; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo, mesmo porque há mudança de atitude com respeito ao conhecimento. De posse de levantamentos bibliográficos de autores como Perrenoud (2000), Miskulin (2008), Borba (2003) e Costa (2010 e 2011) realizados sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentamos a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e versatilidade do software gratuito Geogebra que possibilita o estudo de todas as equações independente do seu grau, e em seguida é apresentado uma atividade didática que foi desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações sobre as diferentes potencialidades de utilização do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID66_03042015182458.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Esse artigo refere-se a uma pesquisa que tem por finalidade abordar o uso das tecnologias nas aulas de matemática enfatizando a importância da utilização desse recurso pelo professor com intuito de promover aos alunos uma aprendizagem mais dinâmica e promissora. Nesta perspectiva trataremos sobre a inserção das novas tecnologias como alternativa oposta a uma aprendizagem programada tradicional, que vemos no currículo da disciplina de matemática nos dias atuais. Debateremos também sobre o papel do professor como mediador desse recurso, que ele é tido como elemento fundamental para obter êxito nas atividades que se pretendem realizar com as tecnologias, sendo que seu aluno avance rumo aos objetivos preestabelecidos em reuniões de planejamento; como base nisso, é fundamental que o professor compreenda que uma abordagem baseada no uso de tecnologia requer uma discussão sobre currículo, mesmo porque há mudança de atitude com respeito ao conhecimento. De posse de levantamentos bibliográficos de autores como Perrenoud (2000), Miskulin (2008), Borba (2003) e Costa (2010 e 2011) realizados sobre o uso e a exploração das tecnologias, o uso do software Geogebra e o papel do professor no cenário educacional fundamentamos a nossa pesquisa. São apontadas algumas das características e versatilidade do software gratuito Geogebra que possibilita o estudo de todas as equações independente do seu grau, e em seguida é apresentado uma atividade didática que foi desenvolvida na disciplina de prática pedagógica no ensino de matemática III abordando o conteúdo de função do 2º grau, possibilitando investigações sobre as diferentes potencialidades de utilização do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.