Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

Palavra-chaves: TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA, ESVAZIAMENTO DO TRABALHO DOCENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11343
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 987
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA"
    "resumo" => "Este estudo é o resultado de uma pesquisa sobre a recontextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, em especial em um Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Conforme as TIC são inseridas na educação pelas políticas públicas através de Programas, o trabalho docente e o professor são ressignificados e relexicalizados. A recontextualização das TIC no ensino são incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, que remete ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolver a pesquisa, optou-se por um estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos, com base na observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Neste cenário, a figura do professor polivalente é analisada como chave para a compreensão das relações de trabalho docente e utilização intensiva das TIC. Considerando a extinção do Programa em debate, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e aprofundamento desse novo lugar do professor no contexto do Projeto do 6º Ano Experimental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA, ESVAZIAMENTO DO TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID987_29052015053752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINY BÁRBARA BICHARA MENEZES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINY COSTA"
    "autor_email" => "karol_menezes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11343
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 459
    "inscrito_id" => 987
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UM GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA"
    "resumo" => "Este estudo é o resultado de uma pesquisa sobre a recontextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, em especial em um Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Conforme as TIC são inseridas na educação pelas políticas públicas através de Programas, o trabalho docente e o professor são ressignificados e relexicalizados. A recontextualização das TIC no ensino são incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, que remete ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolver a pesquisa, optou-se por um estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos, com base na observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Neste cenário, a figura do professor polivalente é analisada como chave para a compreensão das relações de trabalho docente e utilização intensiva das TIC. Considerando a extinção do Programa em debate, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e aprofundamento desse novo lugar do professor no contexto do Projeto do 6º Ano Experimental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TRABALHO DOCENTE, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), SUBSTITUIÇÃO TECNOLÓGICA, ESVAZIAMENTO DO TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID987_29052015053752.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINY BÁRBARA BICHARA MENEZES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINY COSTA"
    "autor_email" => "karol_menezes@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa sobre a recontextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação, em especial em um Ginásio Experimental Carioca (GEC), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Conforme as TIC são inseridas na educação pelas políticas públicas através de Programas, o trabalho docente e o professor são ressignificados e relexicalizados. A recontextualização das TIC no ensino são incorporadas como estratégia de substituição tecnológica, que remete ao esvaziamento do trabalho docente. Para desenvolver a pesquisa, optou-se por um estudo de caso etnográfico e uma análise crítica dos discursos dos sujeitos envolvidos, com base na observação das práticas no contexto específico e as reflexões dos sujeitos sobre estas mesmas práticas. Neste cenário, a figura do professor polivalente é analisada como chave para a compreensão das relações de trabalho docente e utilização intensiva das TIC. Considerando a extinção do Programa em debate, aborda os desdobramentos que têm sustentado a confirmação da hipótese de esvaziamento do trabalho docente, expresso pela ampliação e aprofundamento desse novo lugar do professor no contexto do Projeto do 6º Ano Experimental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.