Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR FORMADOR

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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa teórica acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como oportunidade de formação continuada para o professor da licenciatura que dele participa como coordenador de área. Esta reflexão está baseada em pesquisa bibliográfica nas contribuições de Bernadete Gatti, Marli André, Nelson Gimenes, Laurizete Ferragut, Maria Almeida, Selma Pimenta, Carlinda Leite, Kátia Ramos, dentre outros autores, e em pesquisa documental na legislação sobre o PIBID. Objetiva-se indicar a fragilidade da trajetória formativa dos professores formadores de novos professores e, neste contexto, apresentar o PIBID como uma possibilidade a mais de contato com a realidade das escolas públicas brasileiras. Nesta aproximação, o professor do ensino superior, à medida que orienta o licenciando participante do programa e interage com o professor da escola de educação básica, pode ressignificar sua própria prática, em uma atitude constante de aperfeiçoamento profissional.

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