Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM OS CONTOS AFRICANOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PLURALIDADE CULTURAL, CULTURA AFRICANA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Atualmente, a cultura africana e afro-brasileira tem merecido destaque nas discussões educacionais do nosso País. A Lei Federal nº 10.639/2003, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, visando reparar e reconhecer as desigualdades raciais e sociais sofridas pelas pessoas negras ao longo da história do Brasil. Neste sentido, o Conselho Nacional de Educação instituiu em 2004, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, objetivando instrumentar as instituições de ensino com princípios, orientações e fundamentos que norteiem à construção de projetos que versem sobre temáticas da Pluralidade Cultural, considerando que ainda há uma grande carência de projetos pedagógicos neste sentido. O presente artigo relata uma vivência pedagógica da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que elegeu a Cultura Africana como temática central da Mostra Pedagógica do ano de 2010. A partir deste evento, a escola tem procurado aprofundar-se no tema e vem inserindo a temática no currículo escolar, através do desenvolvimento continuo de diferentes projetos pedagógicos. Nesta produção, relata-se o desenvolvimento do projeto “Contos africanos para crianças brasileiras”, desenvolvido na turma A, do 1º ciclo final (correspondente ao 3º ano do EF), sob a coordenação/mediação da referida autora, também professora da turma, que atua como pesquisadora da sua própria prática pedagógica.

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