O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM OS CONTOS AFRICANOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 11337 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM OS CONTOS AFRICANOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Atualmente, a cultura africana e afro-brasileira tem merecido destaque nas discussões educacionais do nosso País. A Lei Federal nº 10.639/2003, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, visando reparar e reconhecer as desigualdades raciais e sociais sofridas pelas pessoas negras ao longo da história do Brasil. Neste sentido, o Conselho Nacional de Educação instituiu em 2004, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, objetivando instrumentar as instituições de ensino com princípios, orientações e fundamentos que norteiem à construção de projetos que versem sobre temáticas da Pluralidade Cultural, considerando que ainda há uma grande carência de projetos pedagógicos neste sentido. O presente artigo relata uma vivência pedagógica da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que elegeu a Cultura Africana como temática central da Mostra Pedagógica do ano de 2010. A partir deste evento, a escola tem procurado aprofundar-se no tema e vem inserindo a temática no currículo escolar, através do desenvolvimento continuo de diferentes projetos pedagógicos. Nesta produção, relata-se o desenvolvimento do projeto “Contos africanos para crianças brasileiras”, desenvolvido na turma A, do 1º ciclo final (correspondente ao 3º ano do EF), sob a coordenação/mediação da referida autora, também professora da turma, que atua como pesquisadora da sua própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "PLURALIDADE CULTURAL, CULTURA AFRICANA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID97_19042015160929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BRITO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliabrito@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11337 "edicao_id" => 33 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 97 "titulo" => "O PROFESSOR COMO PESQUISADOR: UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA COM OS CONTOS AFRICANOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Atualmente, a cultura africana e afro-brasileira tem merecido destaque nas discussões educacionais do nosso País. A Lei Federal nº 10.639/2003, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/1996), tornando obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, visando reparar e reconhecer as desigualdades raciais e sociais sofridas pelas pessoas negras ao longo da história do Brasil. Neste sentido, o Conselho Nacional de Educação instituiu em 2004, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, objetivando instrumentar as instituições de ensino com princípios, orientações e fundamentos que norteiem à construção de projetos que versem sobre temáticas da Pluralidade Cultural, considerando que ainda há uma grande carência de projetos pedagógicos neste sentido. O presente artigo relata uma vivência pedagógica da Escola Municipal Maria Cândida de Oliveira – Campina Grande-PB, que elegeu a Cultura Africana como temática central da Mostra Pedagógica do ano de 2010. A partir deste evento, a escola tem procurado aprofundar-se no tema e vem inserindo a temática no currículo escolar, através do desenvolvimento continuo de diferentes projetos pedagógicos. Nesta produção, relata-se o desenvolvimento do projeto “Contos africanos para crianças brasileiras”, desenvolvido na turma A, do 1º ciclo final (correspondente ao 3º ano do EF), sob a coordenação/mediação da referida autora, também professora da turma, que atua como pesquisadora da sua própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola" "palavra_chave" => "PLURALIDADE CULTURAL, CULTURA AFRICANA, PEDAGOGIA DE PROJETOS, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA4_ID97_19042015160929.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE BRITO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "eliabrito@ig.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-ceduce" "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE" "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015" "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg" "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }