Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 268
O PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO ESSENCIAL NA APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DE EJA MÓDULOS I E II

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PLANEJAMENTO, PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Minorias; movimentos e sujeitos sociais Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O seguinte trabalho tem por objetivo mostrar que o Ensino de Jovens e Adultos precisa de planejamentos que contemplem as especificidades da turma, a didática, a elaboração e a execução das aulas voltadas para crianças não devem se repetir para a turma de EJA, essa modalidade requer um planejamento que contemple seu contexto sociocultural, os alunos de EJA em grande maioria são alunos que por diversos motivos não puderam concluir o ensino básico na idade regular, o planejamento de aulas é um momento rico que proporciona ao professor hegemonizar suas ações em sala, bem como fazer refletir nos alunos um estímulo à aprendizagem. Através da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica VII: Estágio na Educação de Jovens e Adultos foram realizadas três observações e quatro regências em uma Escola Municipal na Região Metropolitana do Recife - PE, no qual foi idealizada uma pesquisa na perspectiva do confronto teoria-realidade-prática pedagógica. O relato das dificuldades e das positividades da especificidade da Educação de Jovens e Adultos traz à reflexão que o perfil da turma bem como seu contexto social deve ser considerado na elaboração e execução das aulas, pois a aprendizagem para ser bem construída deve ser em conjunto e precisa que os interesses dos alunos sejam atendidos e o professor tem como um dos seus papéis, relacionar esses interesses com o objetivo das aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.