Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORMAÇÃO DOCENTE, CONTRIBUIÇÕES, CONTRIBUIÇÕES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este trabalho discute momentos fundamentais na formação do pedagogo, o estágio supervisionado e a atuação como bolsista de Iniciação à Docência (ID) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Estas atividades formativas foram realizadas em parceria entre a universidade e a escola, na perspectiva de um trabalho coletivo, com o propósito de dar suporte na formação e atuação do pedagogo/futuro professor. Os estudantes do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi - Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e os bolsistas de ID do subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas do PIBID, participantes desses processos formativos, vivenciaram propostas metodológicas envolvendo a observação coparticipativa e investigativa e a regência, no período de atuação no estágio supervisionado e no PIBID – 2012 a 2014. Neste texto compartilham-se as contribuições das experiências vivenciadas em escolas públicas do município de Guanambi-BA, na atuação como estagiárias e bolsistas de ID. Por meio da realização do estágio supervisionado o licenciando tem o primeiro contato com a realidade escolar e com a sala de aula. E na atuação no PIBID, o bolsista de ID não assume a turma na qual está inserido, pois seu real papel é aprender com o professor regente e a partir daí construir sua própria formação. Ambas as experiências têm contribuído na construção da identidade docente e da aprendizagem da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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