Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O PAPEL EDUCATIVO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: NUMA PERSPECTIVA SOBRE OS MOVIMENTOS DE BASE DA CIDADE DE PICOS-PI

Palavra-chaves: SOCIAL MOVEMENTS, EDUCATION, GRASSROOTS MOVEMENTS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Minorias; movimentos e sujeitos sociais
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11328
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "O PAPEL EDUCATIVO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: NUMA PERSPECTIVA SOBRE OS MOVIMENTOS DE BASE DA CIDADE DE PICOS-PI"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente trabalho aborda o sistema de alfabetização de massa, promovido pelo MEB (Movimento de Educação de Base), centralizando as abordagens dos acontecidos da cidade de Picos, onde foi muito forte, e seus resultados foram significativos para a população desta localidade. Pretendemos travar diálogos acerca desse movimento social (MEB) com o objetivo de compreender o seu papel educativo, e a importância que o mesmo trouxe para o desenvolvimento político e social dos atores envolvidos dentro deste contexto educacional proporcionado pelos movimentos de base na cidade de Picos-PI. Faremos uma abordagem para compreendermos o momento histórico do movimento, os processos de alfabetização, os agentes participativos da época, os contexto sócio político onde a igreja foi protagonista nessa luta do movimento de base. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em entrevistas e nos autores: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) e Thompson (1998), também dialogamos com alguns sujeitos envolvidos no movimento da época através de entrevistas, este material irá nos proporcionar um maior entendimento do que foi o MEB e quem foram estes colaboradores e sujeitos do processo educativo.\r\n
      Palavras chave: movimentos sociais, educação, movimentos de base, sociedade e política. \r\n
      ABSTRACT\r\n
      This paper discusses the mass literacy program, sponsored by the MEB (Grassroots Education Movement), centralizing the approaches of happened in the city of Picos, where he was very strong, and the results were significant for the people of this locality. We intend to catch dialogues about this social movement (MEB) in order to understand their educational role, and the importance that it has brought to the political and social development of the actors involved in this educational context provided by grassroots movements in the city of Picos- IP. We will approach to understand the historical moment of the movement, literacy processes, participatory agents of the time, the socio-political context in which the church was protagonist in this struggle the basic movement. This is a bibliographic study based on the authors: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) and Thompson (1998), also dialogued with some subjects involved in the movement of the time in interviews, this material will give us a better understanding of what was the MEB and who were these employees and the educational process.\r\n
      Key words: social movements, education, grassroots movements, society and
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Minorias; movimentos e sujeitos sociais"
    "palavra_chave" => "SOCIAL MOVEMENTS, EDUCATION, GRASSROOTS MOVEMENTS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA8_ID757_19042015221221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERYKA DE MOURA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HERYKA MOURA"
    "autor_email" => "sadraque19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11328
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 757
    "titulo" => "O PAPEL EDUCATIVO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: NUMA PERSPECTIVA SOBRE OS MOVIMENTOS DE BASE DA CIDADE DE PICOS-PI"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente trabalho aborda o sistema de alfabetização de massa, promovido pelo MEB (Movimento de Educação de Base), centralizando as abordagens dos acontecidos da cidade de Picos, onde foi muito forte, e seus resultados foram significativos para a população desta localidade. Pretendemos travar diálogos acerca desse movimento social (MEB) com o objetivo de compreender o seu papel educativo, e a importância que o mesmo trouxe para o desenvolvimento político e social dos atores envolvidos dentro deste contexto educacional proporcionado pelos movimentos de base na cidade de Picos-PI. Faremos uma abordagem para compreendermos o momento histórico do movimento, os processos de alfabetização, os agentes participativos da época, os contexto sócio político onde a igreja foi protagonista nessa luta do movimento de base. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em entrevistas e nos autores: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) e Thompson (1998), também dialogamos com alguns sujeitos envolvidos no movimento da época através de entrevistas, este material irá nos proporcionar um maior entendimento do que foi o MEB e quem foram estes colaboradores e sujeitos do processo educativo.\r\n
      Palavras chave: movimentos sociais, educação, movimentos de base, sociedade e política. \r\n
      ABSTRACT\r\n
      This paper discusses the mass literacy program, sponsored by the MEB (Grassroots Education Movement), centralizing the approaches of happened in the city of Picos, where he was very strong, and the results were significant for the people of this locality. We intend to catch dialogues about this social movement (MEB) in order to understand their educational role, and the importance that it has brought to the political and social development of the actors involved in this educational context provided by grassroots movements in the city of Picos- IP. We will approach to understand the historical moment of the movement, literacy processes, participatory agents of the time, the socio-political context in which the church was protagonist in this struggle the basic movement. This is a bibliographic study based on the authors: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) and Thompson (1998), also dialogued with some subjects involved in the movement of the time in interviews, this material will give us a better understanding of what was the MEB and who were these employees and the educational process.\r\n
      Key words: social movements, education, grassroots movements, society and
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Minorias; movimentos e sujeitos sociais"
    "palavra_chave" => "SOCIAL MOVEMENTS, EDUCATION, GRASSROOTS MOVEMENTS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA8_ID757_19042015221221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERYKA DE MOURA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "HERYKA MOURA"
    "autor_email" => "sadraque19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

RESUMO O presente trabalho aborda o sistema de alfabetização de massa, promovido pelo MEB (Movimento de Educação de Base), centralizando as abordagens dos acontecidos da cidade de Picos, onde foi muito forte, e seus resultados foram significativos para a população desta localidade. Pretendemos travar diálogos acerca desse movimento social (MEB) com o objetivo de compreender o seu papel educativo, e a importância que o mesmo trouxe para o desenvolvimento político e social dos atores envolvidos dentro deste contexto educacional proporcionado pelos movimentos de base na cidade de Picos-PI. Faremos uma abordagem para compreendermos o momento histórico do movimento, os processos de alfabetização, os agentes participativos da época, os contexto sócio político onde a igreja foi protagonista nessa luta do movimento de base. Trata-se de um estudo bibliográfico, baseado em entrevistas e nos autores: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) e Thompson (1998), também dialogamos com alguns sujeitos envolvidos no movimento da época através de entrevistas, este material irá nos proporcionar um maior entendimento do que foi o MEB e quem foram estes colaboradores e sujeitos do processo educativo. Palavras chave: movimentos sociais, educação, movimentos de base, sociedade e política. ABSTRACT This paper discusses the mass literacy program, sponsored by the MEB (Grassroots Education Movement), centralizing the approaches of happened in the city of Picos, where he was very strong, and the results were significant for the people of this locality. We intend to catch dialogues about this social movement (MEB) in order to understand their educational role, and the importance that it has brought to the political and social development of the actors involved in this educational context provided by grassroots movements in the city of Picos- IP. We will approach to understand the historical moment of the movement, literacy processes, participatory agents of the time, the socio-political context in which the church was protagonist in this struggle the basic movement. This is a bibliographic study based on the authors: Brandão (1982), Paulo Freire (1969), Augusto Rocha (2013), Boff (1983), Favero (2006), Gutiérrez (1981), Oneide Rocha (2011) and Thompson (1998), also dialogued with some subjects involved in the movement of the time in interviews, this material will give us a better understanding of what was the MEB and who were these employees and the educational process. Key words: social movements, education, grassroots movements, society and

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.