Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113192
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6179
    "inscrito_id" => 16267
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas na promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, então, responder ao problema central do estudo, que se constitui da seguinte forma: como a escola regular pode contemplar a acessibilidade curricular no ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual. Para abordar essa questão, a pesquisa propõe ações pedagógicas inclusivas que envolvem a flexibilização no planejamento e o uso de diferentes recursos concretos, adotando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como modelo pedagógico. A metodologia utilizada é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, guiada por um roteiro específico. As entrevistas visam capturar as experiências e percepções dos professores pedagogos, enquanto a observação direta permite compreender a dinâmica das aulas e a eficácia das estratégias pedagógicas implementadas. A análise dos dados segue uma abordagem descritiva interpretativa, permitindo uma exploração aprofundada das informações coletadas e dos contextos observados. Os resultados parciais indicam que a promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática é uma tarefa complexa, que demanda habilidades pedagógicas, flexibilidade por parte dos educadores, uso de recursos didáticos apropriados e um compromisso firme com a inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de formação contínua para os professores, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a implementação de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos. O uso do DUA é enfatizado como uma abordagem eficaz para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, beneficiando não apenas os alunos com deficiência intelectual, mas todos os estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas educacionais e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a acessibilidade curricular, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16267_TB6179_26052024190038.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MELLO CAVALIERI"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandacavalieri@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113192
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6179
    "inscrito_id" => 16267
    "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE CURRICULAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas na promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, então, responder ao problema central do estudo, que se constitui da seguinte forma: como a escola regular pode contemplar a acessibilidade curricular no ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual. Para abordar essa questão, a pesquisa propõe ações pedagógicas inclusivas que envolvem a flexibilização no planejamento e o uso de diferentes recursos concretos, adotando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como modelo pedagógico. A metodologia utilizada é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, guiada por um roteiro específico. As entrevistas visam capturar as experiências e percepções dos professores pedagogos, enquanto a observação direta permite compreender a dinâmica das aulas e a eficácia das estratégias pedagógicas implementadas. A análise dos dados segue uma abordagem descritiva interpretativa, permitindo uma exploração aprofundada das informações coletadas e dos contextos observados. Os resultados parciais indicam que a promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática é uma tarefa complexa, que demanda habilidades pedagógicas, flexibilidade por parte dos educadores, uso de recursos didáticos apropriados e um compromisso firme com a inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de formação contínua para os professores, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a implementação de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos. O uso do DUA é enfatizado como uma abordagem eficaz para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, beneficiando não apenas os alunos com deficiência intelectual, mas todos os estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas educacionais e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a acessibilidade curricular, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade para todos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16267_TB6179_26052024190038.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA MELLO CAVALIERI"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "fernandacavalieri@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os desafios e as perspectivas na promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se, então, responder ao problema central do estudo, que se constitui da seguinte forma: como a escola regular pode contemplar a acessibilidade curricular no ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual. Para abordar essa questão, a pesquisa propõe ações pedagógicas inclusivas que envolvem a flexibilização no planejamento e o uso de diferentes recursos concretos, adotando o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como modelo pedagógico. A metodologia utilizada é qualitativa, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta, guiada por um roteiro específico. As entrevistas visam capturar as experiências e percepções dos professores pedagogos, enquanto a observação direta permite compreender a dinâmica das aulas e a eficácia das estratégias pedagógicas implementadas. A análise dos dados segue uma abordagem descritiva interpretativa, permitindo uma exploração aprofundada das informações coletadas e dos contextos observados. Os resultados parciais indicam que a promoção da acessibilidade curricular nas aulas de Matemática é uma tarefa complexa, que demanda habilidades pedagógicas, flexibilidade por parte dos educadores, uso de recursos didáticos apropriados e um compromisso firme com a inclusão. Além disso, destaca-se a necessidade de formação contínua para os professores, a importância de um ambiente escolar colaborativo e a implementação de estratégias pedagógicas que atendam às diversas necessidades dos alunos. O uso do DUA é enfatizado como uma abordagem eficaz para criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e equitativos, beneficiando não apenas os alunos com deficiência intelectual, mas todos os estudantes. Espera-se que os resultados contribuam para a formulação de políticas educacionais e práticas pedagógicas que favoreçam a inclusão e a acessibilidade curricular, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.