Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O LIVRO DIDÁTICO E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FEIRA DE SANTANA - BA

Palavra-chaves: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO PÚBLICO, LIVRO DIDÁTICO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Diversidade e Diferença Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Este artigo pretende discutir sobre a relevância do livro didático nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de Feira de Santana. Nesse âmbito, a pergunta que guia a pesquisa é: De que maneira o livro didático pode interferir na construção do conhecimento geográfico pelos estudantes da EJA? Para tanto, elencamos os seguintes objetivos: Geral: Compreender a relevância do uso do livro didático na construção do conhecimento geográfico nas turmas da EJA. Quanto aos específicos são eles: Diagnosticar se o livro didático faz parte da proposta curricular da EJA na escola-campo; Conhecer os processos de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas turmas da EJA. No que se refere à construção do conhecimento geográfico, tendo como suporte o livro didático, considerado um apoio necessário ao trabalho pedagógico, buscamos fundamentos nas obras de Castrogiovanni (2002) e Straforini (2006), que deram subsídios teóricos para fazer-se algumas considerações acerca da construção e da finalidade do conhecimento geográfico, bem como a sua relação com o livro didático. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma atividade de campo, observação das aulas, aplicação de questionários e entrevistas, análise e sistematização dos dados coletados, que evidenciaram muitas questões importantes para a construção desse trabalho. Palavras-chave: Construção do conhecimento geográfico, Educação de Jovens e Adultos, Ensino público, Livro didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.