Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O FACEBOOK POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DO MONITOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, FACEBOOK, JOVENS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Tecnologias e Educação
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11315
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "O FACEBOOK  POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DO MONITOR"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado parcial de uma experiência  com utilização do Facebook, que vem sendo desenvolvida  na Universidade Federal Fluminense-RJ,  pela  monitoria de disciplinas oferecidas  na  graduação e que visa a formação de  jovens alunos, futuros professores de graduações diversas. O trabalho tem como objetivo identificar aspectos da formação do jovem,  mediada pelo  uso das tecnologias, em especial o Facebook , usado de forma potencializadora das ações no trabalho de monitoria, aprendizagem e ensino. A monitoria visa promover o desenvolvimento do exercício da docência, onde o monitor é aquele que ensina e aprende em uma relação dialógica com alunos e professores. A pesquisa -intervenção objetiva a inclusão de novas tecnologias que atuam como facilitadoras da comunicação e como ferramentas pedagógicas, promovendo a interatividade dos sujeitos e das novas práticas de diálogo e ensino-aprendizagem. As avaliações da utilização do Facebook tem sido feitas através de  observações- intervenções e questionários, sendo neste semestre através de ferramentas on line disponibilizadas  no google. O trabalho conta com o apoio da UFF, através de bolsa de monitoria, do  CNPq  e da FAPERJ através de bolsas de IC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FACEBOOK, JOVENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID1886_08062015160944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA DE MELLO E SOUZA LEHMANN"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA LEHMANN"
    "autor_email" => "lehmannlucia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11315
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 669
    "inscrito_id" => 1886
    "titulo" => "O FACEBOOK  POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DO MONITOR"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta o resultado parcial de uma experiência  com utilização do Facebook, que vem sendo desenvolvida  na Universidade Federal Fluminense-RJ,  pela  monitoria de disciplinas oferecidas  na  graduação e que visa a formação de  jovens alunos, futuros professores de graduações diversas. O trabalho tem como objetivo identificar aspectos da formação do jovem,  mediada pelo  uso das tecnologias, em especial o Facebook , usado de forma potencializadora das ações no trabalho de monitoria, aprendizagem e ensino. A monitoria visa promover o desenvolvimento do exercício da docência, onde o monitor é aquele que ensina e aprende em uma relação dialógica com alunos e professores. A pesquisa -intervenção objetiva a inclusão de novas tecnologias que atuam como facilitadoras da comunicação e como ferramentas pedagógicas, promovendo a interatividade dos sujeitos e das novas práticas de diálogo e ensino-aprendizagem. As avaliações da utilização do Facebook tem sido feitas através de  observações- intervenções e questionários, sendo neste semestre através de ferramentas on line disponibilizadas  no google. O trabalho conta com o apoio da UFF, através de bolsa de monitoria, do  CNPq  e da FAPERJ através de bolsas de IC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FACEBOOK, JOVENS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID1886_08062015160944.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA DE MELLO E SOUZA LEHMANN"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA LEHMANN"
    "autor_email" => "lehmannlucia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho apresenta o resultado parcial de uma experiência com utilização do Facebook, que vem sendo desenvolvida na Universidade Federal Fluminense-RJ, pela monitoria de disciplinas oferecidas na graduação e que visa a formação de jovens alunos, futuros professores de graduações diversas. O trabalho tem como objetivo identificar aspectos da formação do jovem, mediada pelo uso das tecnologias, em especial o Facebook , usado de forma potencializadora das ações no trabalho de monitoria, aprendizagem e ensino. A monitoria visa promover o desenvolvimento do exercício da docência, onde o monitor é aquele que ensina e aprende em uma relação dialógica com alunos e professores. A pesquisa -intervenção objetiva a inclusão de novas tecnologias que atuam como facilitadoras da comunicação e como ferramentas pedagógicas, promovendo a interatividade dos sujeitos e das novas práticas de diálogo e ensino-aprendizagem. As avaliações da utilização do Facebook tem sido feitas através de observações- intervenções e questionários, sendo neste semestre através de ferramentas on line disponibilizadas no google. O trabalho conta com o apoio da UFF, através de bolsa de monitoria, do CNPq e da FAPERJ através de bolsas de IC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.