Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB O “OLHAR” DOS PCN+ DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio
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Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Diante dos novos paradigmas propostos para educação brasileira, bem como para o Ensino de Língua Portuguesa, faz-se necessário refletir acerca das propostas que orientam e direcionam a prática pedagógica, uma vez que tais orientações, geralmente, buscam atender às exigências do contexto atual, apontando para necessidade da escola acompanhar os avanços da sociedade. Sendo assim, os documentos oficiais se colocam como importante ferramenta para o ensino de Língua Materna, no qual a linguagem deve ser abordada em sua perspectiva sócio-discursiva, conforme propõem esses documentos. Para isso, estes devem, sempre que preciso, reformular suas diretrizes, com vistas a responder as mudanças que surgem no âmbito educacional ou social, e oferecer subsídios ao professor, para que se efetive, na prática, as propostas teóricas. É desse contexto que nascem os PCN+ do Ensino Médio (2002), como forma de complementar/atualizar o que os PCNEM (1999) haviam pensado para a Educação básica, sobretudo para o Ensino Médio. Neste sentido, o presente estudo busca identificar o que propõe os PCN+ do Ensino Médio para o Ensino de Língua Portuguesa e para formação do professor de português, já que diferentemente de outros documentos oficiais, ele dedica um tópico para discutir a formação docente, o que se configura como relevante investigação, já que não é possível efetivar um ensino que corresponda às necessidades dos contextos atuais, se antes não houver um sério investimento na formação profissional dos professores. Após a identificação da proposta de ensino para o Ensino Médio, o artigo enfatiza que um ensino de língua eficaz dependerá não só de bases teóricas para sustentá-lo, mas também da prática pedagógica, que deve ser orientada, re(pensada) e refletida para as contextualidades, isto é, para as especificidades da Educação Básica no Ensino Médio. Dessa maneira, o presente estudo avança no sentido de realçar as contribuições dos PCN+ para o Ensino de Língua Portuguesa e para a formação do professor, aspectos determinantes para o sucesso escolar.

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