Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO PROPOSTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113094
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6005
    "inscrito_id" => 13994
    "titulo" => "JOGO DE SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO PROPOSTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO"
    "resumo" => "Nos dias atuais, o mundo enfrenta uma série de desafios ambientais e eventos extremos, que traz a necessidade de ações que conscientizem acerca de tais eventos. Uma das principais preocupações dos cientistas são as mudanças climáticas. Análogo a isto, uma série de fatores podem levar ao colapso de uma determinada região, sejam as variações no clima ou até mesmo a perda da biodiversidade. Uma forma de despertar o interesse dos alunos são os jogos, que atuam como ferramenta auxiliar educativa, e a simulação de problemas ambientais induz ao desenvolvimento dos mesmos. Esse jogo é uma proposta de atividade como experiência desafiadora e educativa na qual os jogadores assumem papel de gestores de determinada localidade que enfrentam uma diversidade de eventos como inundações, poluição ou outras adversidades. A cada rodada do jogo, os grupos retiram uma carta que descreve o evento que irá ocorrer na região. O grupo deverá investigar as causas desse problema, as consequências, e desenvolver planos de respostas a esses eventos. As causas dos eventos podem ser diversas, desde problemas ambientais locais até crises climáticas extremas. A ideia principal é desafiar os alunos a pensar e criar soluções eficazes para mitigar os danos causados pelo problema em questão. Conforme apresentadas propostas eficientes, o grupo poderá investir em soluções. A pontuação será atribuída com base na eficácia das propostas apresentadas pelos grupos. Aqueles que conseguem minimizar os danos e recuperar suas cidades rapidamente recebem mais pontos. Por outro lado, se apresentadas falhas nas propostas, e forem inadequadas aos eventos, resultará em penalidades, como a ocorrência de um novo problema na região. Com materiais como o tabuleiro, cartas de problema, investimento, e cartões para anotar informações importantes, o jogo proporciona uma experiência educativa sobre os desafios enfrentados pelas comunidades diante de problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13994_TB6005_27102024223416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAILINE DOS SANTOS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Cailine"
    "autor_email" => "kailinearvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113094
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6005
    "inscrito_id" => 13994
    "titulo" => "JOGO DE SIMULAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO PROPOSTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA CONSTRUÇÃO DE PENSAMENTO CRÍTICO"
    "resumo" => "Nos dias atuais, o mundo enfrenta uma série de desafios ambientais e eventos extremos, que traz a necessidade de ações que conscientizem acerca de tais eventos. Uma das principais preocupações dos cientistas são as mudanças climáticas. Análogo a isto, uma série de fatores podem levar ao colapso de uma determinada região, sejam as variações no clima ou até mesmo a perda da biodiversidade. Uma forma de despertar o interesse dos alunos são os jogos, que atuam como ferramenta auxiliar educativa, e a simulação de problemas ambientais induz ao desenvolvimento dos mesmos. Esse jogo é uma proposta de atividade como experiência desafiadora e educativa na qual os jogadores assumem papel de gestores de determinada localidade que enfrentam uma diversidade de eventos como inundações, poluição ou outras adversidades. A cada rodada do jogo, os grupos retiram uma carta que descreve o evento que irá ocorrer na região. O grupo deverá investigar as causas desse problema, as consequências, e desenvolver planos de respostas a esses eventos. As causas dos eventos podem ser diversas, desde problemas ambientais locais até crises climáticas extremas. A ideia principal é desafiar os alunos a pensar e criar soluções eficazes para mitigar os danos causados pelo problema em questão. Conforme apresentadas propostas eficientes, o grupo poderá investir em soluções. A pontuação será atribuída com base na eficácia das propostas apresentadas pelos grupos. Aqueles que conseguem minimizar os danos e recuperar suas cidades rapidamente recebem mais pontos. Por outro lado, se apresentadas falhas nas propostas, e forem inadequadas aos eventos, resultará em penalidades, como a ocorrência de um novo problema na região. Com materiais como o tabuleiro, cartas de problema, investimento, e cartões para anotar informações importantes, o jogo proporciona uma experiência educativa sobre os desafios enfrentados pelas comunidades diante de problemas ambientais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13994_TB6005_27102024223416.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAILINE DOS SANTOS CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Cailine"
    "autor_email" => "kailinearvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Nos dias atuais, o mundo enfrenta uma série de desafios ambientais e eventos extremos, que traz a necessidade de ações que conscientizem acerca de tais eventos. Uma das principais preocupações dos cientistas são as mudanças climáticas. Análogo a isto, uma série de fatores podem levar ao colapso de uma determinada região, sejam as variações no clima ou até mesmo a perda da biodiversidade. Uma forma de despertar o interesse dos alunos são os jogos, que atuam como ferramenta auxiliar educativa, e a simulação de problemas ambientais induz ao desenvolvimento dos mesmos. Esse jogo é uma proposta de atividade como experiência desafiadora e educativa na qual os jogadores assumem papel de gestores de determinada localidade que enfrentam uma diversidade de eventos como inundações, poluição ou outras adversidades. A cada rodada do jogo, os grupos retiram uma carta que descreve o evento que irá ocorrer na região. O grupo deverá investigar as causas desse problema, as consequências, e desenvolver planos de respostas a esses eventos. As causas dos eventos podem ser diversas, desde problemas ambientais locais até crises climáticas extremas. A ideia principal é desafiar os alunos a pensar e criar soluções eficazes para mitigar os danos causados pelo problema em questão. Conforme apresentadas propostas eficientes, o grupo poderá investir em soluções. A pontuação será atribuída com base na eficácia das propostas apresentadas pelos grupos. Aqueles que conseguem minimizar os danos e recuperar suas cidades rapidamente recebem mais pontos. Por outro lado, se apresentadas falhas nas propostas, e forem inadequadas aos eventos, resultará em penalidades, como a ocorrência de um novo problema na região. Com materiais como o tabuleiro, cartas de problema, investimento, e cartões para anotar informações importantes, o jogo proporciona uma experiência educativa sobre os desafios enfrentados pelas comunidades diante de problemas ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.