Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

Visualizações: 235
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO CURSO DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROLIBRAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Resumo: o objetivo principal deste artigo é analisar a percepção que 06 sujeitos possuem a respeito do Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS), após a participação destes em uma atividade didática denominada mini-PROLIBRAS desenvolvida em uma turma do curso de Letras Libras / Português como segunda língua (L2) de uma instituição pública de ensino superior no estado do Pará. O método tem como foco a pesquisa-ação que envolveu um grupo de 34 acadêmicos, subdivididos em 06 grupos, que participaram da atividade mini-PROLIBRAS. Os resultados deste estudo revelam que os acadêmicos percebem que existem aspectos complicadores e facilitadores relacionados à prova objetiva do PROLIBRAS: entre as dificuldades, os acadêmicos apontam o vício de focalizar a visão para as mãos do interlocutor; e o desconhecimento de sinais de outras regiões. Em relação aos aspectos facilitadores, os estudantes percebem o uso dos cinco parâmetros da Libras e o uso da datilologia e dos classificadores. Concluímos que o exame PROLIBRAS é um tipo de exame que oferece certificação em Libras que tem seus pontos e contrapontos, que precisam ser analisados com bastante reflexão, para que assim possamos criar nossas opiniões, percepções e representações acerca do referido exame.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.