Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO CURSO DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROLIBRAS Pôster (PO) / Poster Submission Ensino Superior
"2015-06-29 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11309
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1129
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO CURSO DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Resumo: o objetivo principal deste artigo é analisar a percepção que 06 sujeitos possuem a respeito do Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS), após a participação destes em uma atividade didática denominada mini-PROLIBRAS desenvolvida em uma turma do curso de Letras Libras / Português como segunda língua (L2) de uma instituição pública de ensino superior no estado do Pará. O método tem como foco a pesquisa-ação que envolveu um grupo de 34 acadêmicos, subdivididos em 06 grupos, que participaram da atividade mini-PROLIBRAS. Os resultados deste estudo revelam que os acadêmicos percebem que existem aspectos complicadores e facilitadores relacionados à prova objetiva do PROLIBRAS: entre as dificuldades, os acadêmicos apontam o vício de focalizar a visão para as mãos do interlocutor; e o desconhecimento de sinais de outras regiões. Em relação aos aspectos facilitadores, os estudantes percebem o uso dos cinco parâmetros da Libras e o uso da datilologia e dos classificadores. Concluímos que o exame PROLIBRAS é um tipo de exame que oferece certificação em Libras que tem seus pontos e contrapontos, que precisam ser analisados com bastante reflexão, para que assim possamos criar nossas opiniões, percepções e representações acerca do referido exame."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROLIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1129_04052015162144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUBER KLINE GUEDES LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "HUBER LOBATO"
    "autor_email" => "huberkline@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11309
    "edicao_id" => 33
    "trabalho_id" => 133
    "inscrito_id" => 1129
    "titulo" => "O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO CURSO DE LETRAS LIBRAS / LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Resumo: o objetivo principal deste artigo é analisar a percepção que 06 sujeitos possuem a respeito do Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS), após a participação destes em uma atividade didática denominada mini-PROLIBRAS desenvolvida em uma turma do curso de Letras Libras / Português como segunda língua (L2) de uma instituição pública de ensino superior no estado do Pará. O método tem como foco a pesquisa-ação que envolveu um grupo de 34 acadêmicos, subdivididos em 06 grupos, que participaram da atividade mini-PROLIBRAS. Os resultados deste estudo revelam que os acadêmicos percebem que existem aspectos complicadores e facilitadores relacionados à prova objetiva do PROLIBRAS: entre as dificuldades, os acadêmicos apontam o vício de focalizar a visão para as mãos do interlocutor; e o desconhecimento de sinais de outras regiões. Em relação aos aspectos facilitadores, os estudantes percebem o uso dos cinco parâmetros da Libras e o uso da datilologia e dos classificadores. Concluímos que o exame PROLIBRAS é um tipo de exame que oferece certificação em Libras que tem seus pontos e contrapontos, que precisam ser analisados com bastante reflexão, para que assim possamos criar nossas opiniões, percepções e representações acerca do referido exame."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LIBRAS, EDUCAÇÃO SUPERIOR, PROLIBRAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV047_MD4_SA2_ID1129_04052015162144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUBER KLINE GUEDES LOBATO"
    "autor_nome_curto" => "HUBER LOBATO"
    "autor_email" => "huberkline@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais IV CEDUCE"
    "edicao_evento" => "IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d8323ac662_19022020154907.jpg"
    "edicao_capa" => "5f17355954223_21072020153505.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

Resumo: o objetivo principal deste artigo é analisar a percepção que 06 sujeitos possuem a respeito do Exame Nacional para Certificação de Proficiência em Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS), após a participação destes em uma atividade didática denominada mini-PROLIBRAS desenvolvida em uma turma do curso de Letras Libras / Português como segunda língua (L2) de uma instituição pública de ensino superior no estado do Pará. O método tem como foco a pesquisa-ação que envolveu um grupo de 34 acadêmicos, subdivididos em 06 grupos, que participaram da atividade mini-PROLIBRAS. Os resultados deste estudo revelam que os acadêmicos percebem que existem aspectos complicadores e facilitadores relacionados à prova objetiva do PROLIBRAS: entre as dificuldades, os acadêmicos apontam o vício de focalizar a visão para as mãos do interlocutor; e o desconhecimento de sinais de outras regiões. Em relação aos aspectos facilitadores, os estudantes percebem o uso dos cinco parâmetros da Libras e o uso da datilologia e dos classificadores. Concluímos que o exame PROLIBRAS é um tipo de exame que oferece certificação em Libras que tem seus pontos e contrapontos, que precisam ser analisados com bastante reflexão, para que assim possamos criar nossas opiniões, percepções e representações acerca do referido exame.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.