Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O ENSINO DE DIDÁTICA NO CONTEXTO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: A PERSPECTIVA DOS ALUNOS

Palavra-chaves: ENSINO DE DIDÁTICA, DOCÊNCIA, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Superior Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho toma como referência dados coletados, através de um questionário, para fins de uma pesquisa sobre a Didática e o aprendizado da docência no processo de constituição da identidade profissional de futuros professores, desenvolvida no período de 2012 a 2015. Tal pesquisa tem por objetivo analisar conhecimentos sobre a docência construidos através do estudo de Didática por futuros professores, assim como as consequências da disciplina Didática para o processo de constituição dos saberes profissionais. Para isso, considera como sujeitos, alunos dos cursos de licenciatura de uma universidade pública do Rio de Janeiro que cursaram, até a altura do trabalho de campo, a disciplina Didática e também 70% das disciplinas que compõem a organização curricular de seus cursos. Para o contexto deste texto, foram utilizadas estritamente as respostas relativas à licenciatura de Geografia. Assim, a análise dos dados aponta caminhos para compreender qual é a visão de licenciandos em Geografia em relação às concepções e práticas didáticas predominantes no seu curso, em especial no que tange ao que faz o professor formador para ensinar a ensinar na perspectiva de seu aluno, o futuro professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.