Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O ENEM VERSUS O ENSINO DE QUÍMICA: O PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: ENEM, ENSINO DE QUÍMICA, CTS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino Médio Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O presente trabalho busca identificar as possíveis influências do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na prática de professores de química de três escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. As escolas foram eleitas a partir do desempenho das instituições no Enem 2011/2012, sendo utilizadas como campo empírico as escolas bem colocadas nesta avaliação. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores que lecionam a disciplina de Química. Para realização do estudo, foi adotado o método qualitativo com entrevistas semiestruturadas e observação como instrumentos de coleta de dados. Os documentos oficiais como os Relatórios Pedagógicos do Enem, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), nortearam a análise dos dados e permitiram um maior detalhamento na discussão da temática abordada. A partir dos eixos analisados, foi possível constatar que a implementação deste modelo de avaliação, o Enem e todas as perspectivas que o envolvem, não interferiram diretamente na prática diária dos professores entrevistados. Isto porque, como lecionavam em instituições conceituadas e que prezavam pela autonomia docente, tais professores já praticavam o ensino voltado para o desenvolvimento das competências e habilidades sugeridas pelo Enem.

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