Artigo Anais IV CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O DISCURSO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES E OS NÍVEIS DE LETRAMENTO DOS ACADÊMICOS

Palavra-chaves: DISCURSO, PEDAGÓGICO, LETRAMENTO, NÍVEL, NÍVEL Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagem, Alfabetização e Letramento Publicado em 29 de junho de 2015

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa recentemente concluída que trata dos níveis de letramento de alunos universitários e dos discursos pedagógicos de professores, proferidos na prática cotidiana do currículo em ação, de quatro cursos de licenciatura de uma universidade localizada no norte do Brasil. O objetivo é descrever e analisar o discurso pedagógico dos professores referenciados por uma linguagem científica, e as consequentes dificuldades de aprendizagem dos alunos que se encontram posicionados em diferentes níveis de letramento. É uma pesquisa qualitativa, a qual procurou compreender as intencionalidades e os significados presentes, de forma explícita ou não, nas manifestações dos alunos no ato das entrevistas e nos períodos de aulas. Foi utilizada a entrevista semiestruturada e gravada em áudio e a gravação de aulas das pesquisadoras nesses cursos. Foi utilizada a análise temática de conteúdo. O que resultou no discurso pedagógico dos professores e nível de compreensão dos textos impressos e orais, ora denominados níveis de letramento dos acadêmicos. Procuramos visualizar o que era textualmente dito pelos sujeitos, articulando-o ao contexto da enunciação, do histórico escolar e de suas vidas. Ficou evidenciado que quanto mais o emissor, no caso o professor, se mantiver em postura pouco dialogada ou no discurso autoritário ou ainda no discurso classificado e enquadrado, determinando “o que” o “como” o ritmo e as regras criteriais para a relação comunicativa, as chances de melhoria dos níveis de letramento ficam mais precárias e as aprendizagens dos alunos com diferenças sociolinguísticas e culturais, em salas de aula, menos efetivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.